Municípios gaúchos já aplicaram mais de 43% das vacinas distribuídas na 1ª remessa

Municípios gaúchos já aplicaram mais de 43% das vacinas distribuídas na 1ª remessa

Cerca de 74 mil pessoas foram imunizadas no Rio Grande do Sul até a manhã deste sábado

Aristoteles Junior/Rádio Guaíba

Cerca de 74 mil pessoas foram imunizadas no Rio Grande do Sul até a manhã deste sábado

publicidade

Prestes a receber duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 – sendo uma da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outra do Instituto Butantan -, o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 74 mil pessoas imunizadas, conforme dados da manhã deste sábado. O número representa 43,6% do total de ampolas distribuídas aos municípios até agora – que é de 170,8 mil.

Porto Alegre, que recebeu a carga mais volumosa, lidera o ranking de vacinados: mais de 18 mil pessoas foram atendidas até a manhã deste sábado, especialmente nos grupos de profissionais da saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência. Caxias do Sul está em segundo lugar, com pouco mais de 3,3 mil.

Na sequência da lista, aparecem Santa Maria (2,3 mil), Passo Fundo (1,6 mil), Santa Cruz do Sul (1,4 mil), Bento Gonçalves (1,2 mil), Pelotas (1,2 mil), Gravataí ( 1 mil), Uruguaiana ( 1 mil) e Santo Ângelo (935). Segundo o banco de dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 43 municípios gaúchos ainda não informaram o volume de doses aplicado.

Pelo menos 107 municípios já esgotaram o estoque disponibilizado pelo governo do Rio Grande do Sul. Todos receberam um contingente mínimo de ampolas – que varia de 350, em Capão do Leão, a apenas cinco, no caso de 43 cidades.

Reforço

O número de doses da vacina desenvolvida por Oxford/Astrazeneca destinado ao Rio Grande do Sul ainda não foi divulgado. Entretanto, o Palácio Piratini estima que o contingente seja próximo de 100 mil.

Há a expectativa, também, de que uma nova remessa da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biontech e pelo Instituto Butantan, chegue ao território gaúcho no início da próxima semana. O governo estadual ainda guarda, em estoque, 170,8 mil unidades da primeira leva – que serão usadas para a aplicação da segunda dose.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895