“O que mais impressiona os voluntários, além da quantidade de lixo, é como existem coisas que não são lixo e foram jogadas fora, como sofás, privadas, roupas, calçados”, afirma o bacharel em Direito, Tiago Aquines. Para ele, o problema é que alguns artigos como tampinhas de garrafa ou pneus não encontram empresas de reciclagem receptoras.
“Somos cidadãos comuns. Já que ninguém pode fazer nada, o poder público não pode fazer nada a respeito de tanto lixo jogado pela orla, e ficar só reclamando não adianta, tomamos atitudes. Pelo menos um pouco a gente ajuda o meio ambiente” afirma Aquines.
Envolvido em pelo menos outros três mutirões anteriores programados pela cidade, Aquines foi convidado para promover a ação em conjunto com o grupo de escoteiros Anhanguera de Sapucaia do Sul e com calouros da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS (Famecos), que ajudaram com a doação de 50 sacos de lixo.
Aquines fez o trabalho final do curso na área de Direito Ambiental. Enquanto advoga, envolve-se em atividades em prol do meio ambiente somente por comprometimento com a questão. “Formei depois o grupo Voluntários do Verde, com uma página do
Em meio ao lixo, voluntários encontram uma pequena tartaruga / Foto: André Ávila