Nível do estoque de sangue é crítico em Porto Alegre

Nível do estoque de sangue é crítico em Porto Alegre

Doadores podem contribuir com as instituições até a manhã de sábado

Henrique Massaro

Doadores podem contribuir com as instituições até a manhã de sábado

publicidade

Às vésperas de mais um feriado de Ano Novo, período considerado crítico em função de acidentes, a situação dos estoques de sangue em Porto Alegre é crítica. A maior parte dos hospitais e do próprio Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul está com deficit, principalmente do tipo sanguíneo O negativo e AB negativo, considerados mais raros.

A demanda por transfusões, tem como tendência aumentar durante o Réveillon, o que preocupa as instituições. No entanto, até sábado a maioria delas ainda recebem doações. O Hemocentro, que abastece o Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Capital, tem todos os estoques adequados, com exceção do O negativo. O tipo sanguíneo, de acordo com a coordenadora Maristela Teixeira, está somente com 50% da quantidade considerada necessária. Ainda segundo ela, o local poderá receber doações somente das 8h às 18h de sexta-feira. Depois disso, só retorna no dia 2 de janeiro.

No Hospital Nossa Senhora da Conceição, além do O negativo, há deficit do tipo AB negativo. O estoque dos dois tipos sanguíneos é considerado crítico. A instituição, de acordo com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) fica aberta entre sexta-feira e sábado para doações. Na sexta, o horário é das 7h30min às 17h e, no sábado, até o meio-dia - com o limite de 80 atendimentos.

Assim como o Conceição, o Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) vai precisar de doações para aguentar a demanda do feriado de Ano Novo. Na sexta, o funcionamento é das 8h às 18h30min. No sábado, é possível doar até o meio-dia, mas é necessário agendamento através do telefone (51) 3320.3455.

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), além do O negativo e do AB negativo, em situação crítica, o alerta já foi ligado para o tipo B negativo. Na sexta, é possível fazer a doação de sangue das 8h às 15h. No sábado, o horário é reduzido até o meio-dia e limitado a 80 atendimentos.

Algumas condições básicas para doação de sangue são pesar mais de 50 quilos; ter ingerido alimentação leve; ter entre 16 a 69 anos – menores de idade devem ter consentimento formal dos responsáveis e o limite de idade para a primeira doação é 60 anos - não estar gripado, nem ter enfrentado um gripe nos últimos sete dias, nunca ter contraído hepatite, malária ou doença de Chagas; não ser portador do vírus da Aids e do HTLV; não estar grávida, nem ter tido aborto nos últimos três meses; não estar amamentando; não ter realizado tratamento dentário nos últimos sete dias; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; e não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação, nem ter bebido excessivamente nas últimas 24h.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895