Nível do Guaíba é de atenção e pode subir nos próximos dias, alerta Prefeitura

Nível do Guaíba é de atenção e pode subir nos próximos dias, alerta Prefeitura

Na manhã desta quinta, equipes da Defesa Civil percorreram os pontos mais suscetíveis a enchentes

Rádio Guaíba

Equipes da Defesa Civil percorreram os pontos mais suscetíveis a enchentes

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre mantém o monitoramento das regiões de risco na cidade. A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) intensificou as ações desde o início das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, no fim de semana. Na manhã desta quinta, as equipes da Defesa Civil percorreram os pontos mais suscetíveis a enchentes.

Uma equipe da Defesa Civil esteve na região do Arquipélago para verificar o nível do Guaíba. A régua manual, que fica no estaleiro da Ilha da Pintada, indicou 1,58m. Com esse nível, é considerado estado de atenção. Outras duas equipes analisaram os arroios e locais com declive, e constataram que esses locais não oferecem risco de inundação ou deslizamento por enquanto.

Mesmo com o tempo firme na Capital e o escoamento ideal do rio, as secretarias municipais permanecerão em estado de atenção, pois ainda há previsão de forte precipitação para a bacia do Jacuí. Por isso, é possível que o nível das águas do Guaíba suba nos próximos dias.

De acordo com o Sistema Metroclima, do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre, a previsão é de que o tempo melhore e permaneça parcialmente nublado na quinta e sexta-feira.

No sábado o dia deve ser ensolarado na Capital e com condições para uma inversão térmica, que deve reduzir a temperatura para 10C° durante a madrugada. Há probabilidade de retorno da chuva durante o domingo.

Leitura do nível do Guaíba

Réguas automáticas
Cais Mauá: 1,88m
Ilha da Pintada: 1,38m

Régua manual
Estaleiro: 1,58

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895