Nível do Guaíba desce para 2,58 metros

Nível do Guaíba desce para 2,58 metros

Defesa Civil descartou a previsão do vento Sul para os próximos dias, o que agravaria a situação

Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior avaliou que o nível do Guaíba permanecia estabilizado

publicidade

O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, descartou a previsão do vento Sul para os próximos dias cuja ocorrência agravaria a situação da elevação do Guaíba decorrente das recentes fortes chuvas no Rio Grande do Sul. “O problema seria o vento Sul pois ele acaba represando e atrapalhando o escoamento da água para a Lagoa dos Patos”, observou neste sábado à reportagem do Correio do Povo. “O que temos de favorável é que a chuva deu uma estiada. A vazão para a Lagoa dos Patos também está muito favorável”, destacou. No final da tarde deste sábado, a última medição do nível do Guaíba apontava 2,58 metros.

O coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior avaliou que o nível do Guaíba permanecia estabilizado entre o final da manhã e início da tarde deste sábado. “No Cais Mauá, onde temos a medição, a água subiu até 2,61 metros, mas perto do meio dia desceu para 2,60 metros e estabilizou neste mesmo nível”, afirmou. “O que mais implica em aumento do volume de Guaíba, por sua natureza e dimensão, é o rio Taquari. Esse está escoando…”, constatou. “Por ter uma vazão maior, o rio Taquari acaba represando os rios menores”, lembrou. 

Segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, "uma situação mais ainda favorável” pode ser registrada até domingo caso permaneça como está no momento. “Vamos observar uma baixa”, estimou. Ele ressalvou, porém, que a diminuição dos volumes de água que chegam até o Guaíba, vindo de outras regiões, dependerá das próximas chuvas. 

Conforme a MetSul-Metroclima, o rio Jacuí, principal contribuinte do Guaíba, começou a baixar na região Carbonífera. Os meteorologistas confirmaram ainda que o Guaíba apresenta no momento um padrão de estabilização ao redor de 2,60 metros. “Pico alcançado até agora foi 2,61 metros, entre os mais altos após 1941 e que figurará no ranking histórico”, postou a MetSul-Metroclima no início desta tarde de sábado no Twitter.

Na tarde deste sábado, as equipes das Patrulhas Ambientais de Porto Alegre e Sapucaia do Sul, da Brigada Militar. realizaram o patrulhamento embarcado na região do Arquipélago. Os policiais militares prestaram apoio às comunidades ribeirinhas com o objetivo de apoiar na retirada de bens de regiões alagadas pelas cheias que assolam a região. A ação visou ainda coibir a ação de delinquentes que pudessem vir a furtar às residências desocupadas devido a enchente. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895