Nível do Guaíba está 8cm abaixo do pico de cheia em Porto Alegre

Nível do Guaíba está 8cm abaixo do pico de cheia em Porto Alegre

Cheia deve persistir por vários dias, conforme Metroclima

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nível do Guaíba está 8cm abaixo do pico de cheia em Porto Alegre

publicidade

O nível do Guaíba está em 2,81 metros no Cais Mauá, em Porto Alegre, no começo da manhã desta terça-feira. A marca equivale a oito centímetros abaixo do pico da cheia dessa segunda-feira. Na Ilha da Pintada, o lago está com 2,35 metros, menor nível desde o pico da cheia e 10 cm abaixo do máximo registrado. Conforme o Sistema Metroclima do Centro Integrado de Comando da Capital (CEIC), apesar do Guaíba ter começado uma tendência de baixa na madrugada de hoje, a cheia ainda vai persistir por vários dias devido ao nível muito alto que foi alcançado.

O nível deve se manter acima da cota de alerta de 2,10 metros que traz alagamentos nas ilhas por ao menos mais três a quatro dias. Como na próxima semana o Guaíba deve estar ainda elevado, é necessário dar atenção aos volumes de chuva das próximas semanas. Isso porque novo evento de chuva extrema no Estado nos próximos 15 a 30 dias encontraria o Guaíba ainda muito acima do seu nível normal.

Em grandes enchentes do passado, como em 1941, foi uma sucessão de eventos de chuva muito volumosa que determinou cheias de maiores proporções. A atual ocorre depois das inundações de setembro, apenas 20 dias atrás.

Dados indicam para os próximos 15 a 30 dias chuva acima da média no Centro, Oeste e no Norte do Estado, logo nas bacias que desembocam o Guaíba. Por isso, mesmo que a atual cheia ceda, o quadro de atenção deve ser mantido nas próximas semanas pela manutenção do Guaíba em níveis acima do normal e com a perspectiva de precipitações acima da média com risco de novos eventos de chuva volumosa.

Fechada a última comporta

Pela primeira vez desde que o sistema de proteção contra enchentes em Porto Alegre foi construído, a Prefeitura fechou todas as comportas, em função do alto nível do Guaíba, que às 18h11min desta segunda-feira estava em 2,88 metros na medição oficial, no Cais do Porto. A última comporta foi fechada por volta das 18h40min, um pouco depois do horário previsto, pois precisou-se da ajuda de uma retroescavadeira para ser cerrada. Foram necessários sete minutos até que ela estivesse completamente fechada.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895