*Com informações da Agência Estado
O registro de óbitos por morte violenta teve leve queda no país, mas apresentou crescimento no Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, foram 114.856 mortes nessa classificação, enquanto que no ano passado, ficou em 114.632. Já no Rio Grande do Sul, foram 6.810 (2016) e passaram para 6.990 (2017). Já o volume total das mortes na última década cresceu 23,5%, passando de 1.031.864 (2007) para 1.273.840 (2017).
• RS é único estado com queda de nascimentos, diz IBGE
A pesquisa mostrou que os homens são os que mais morrem. Porém, a diferença entre os gêneros fica mais evidente entre os jovens e adultos jovens. As principais causas, segundo o IBGE, são o os óbitos por causas externas (homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas acidentais etc.), que incidem com mais intensidade na população masculina.
Mortalidade com mudanças significativas no Brasil
No Brasil, segundo o IBGE, um dos primeiros componentes da dinâmica demográfica a sofrer mudanças significativas foi a mortalidade. Até meados de 1940, os níveis de mortalidade eram altíssimos, principalmente nos grupos de menores de 1 ano e de 1 a 4 anos de idade, grupos muito suscetíveis às más condições sociais, econômicas e sanitárias vigentes na época, onde mais de 60% da população viviam em áreas consideradas rurais com saneamento precário e o acesso à saúde mais difícil.
Ao longo das últimas décadas está havendo uma reversão. No ano passado, o total de óbitos aumentou 0,3% em relação a 2016, crescendo 23,5% nos últimos dez anos. Em 2017, houve 1,27 milhão de óbitos no país, a maioria (59,3%) de pessoas de 65 anos ou mais de idade. "Esse aumento foi em virtude da diminuição da mortalidade infantil, o que fez com que um maior contingente de indivíduos atingisse idades mais avançadas", justificou o IBGE.
Em 1977, os óbitos de menores de 1 ano e de menores de 5 anos representaram 27% e 33,4%. Após 40 anos, os avanços conseguidos em termos de diminuição da mortalidade de crianças menores de 5 anos foram significativos e estes percentuais passaram a representar 2,4% e 2,8%, respectivamente.
Número de mortes violentas cai no país e cresce no RS, diz IBGE
Óbitos inseridos nesta classificação chegaram a quase 7 mil