Na véspera do feriado, vacinação tem movimento tranquilo em Porto Alegre

Na véspera do feriado, vacinação tem movimento tranquilo em Porto Alegre

Ao todo, 53 pontos de imunização contra Covid-19 foram disponibilizados à população

Cláudio Isaías

Ao todo, 53 pontos de imunização contra Covid-19 foram disponibilizados à população

publicidade

Na véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a procura por vacinas contra Covid-19 foi muito tranquila nos 53 pontos de imunização de Porto Alegre. O shopping João Pessoa, no bairro Santana, um do locais mais procurados pela população nos últimos dias, tinha mais de 50 pessoas na fila. Com seis pontos de vacinação, o local imunizou o público com a primeira e segunda dose da Pfizer; segunda da Coronavac e Astrazeneca e a dose de reforço.

O Centro de Saúde Santa Marta, no Centro da Capital, foi outro local que teve pouco movimento de pessoas para vacinação contra o coronavírus. Na manhã desta segunda-feira, pessoas com 60 anos ou mais e adolescentes com 12 anos ou mais marcaram presença na fila para aplicação da vacina.

A merendeira venezuelana Eucarine Quintana Paragueimo, 43 anos, levou as filas Duglanny Quintana, 15 anos, e Cariannys Quintana, 12 anos, para realizar a primeira dose do imunizante da Pfizer. "A imunização é de extrema importância para a nossa saúde. Todos precisam se vacinar contra a Covid-19", destacou Eucarine Quintana, que recebeu a primeira dose da vacina da AstraZeneca.

Foto: Alina Souza

A adolescente Gabriela Figueira, 17 anos, disse que estava ansiosa pela vacina e afirmou que vai seguir com os protocolos de segurança como o uso de máscara e do álcool em gel.

A aposentada Eva Pereira, 65 anos, destacou que o reforço da vacina é muito importante. "Com a imunização, a gente fica mais segura", destacou.

Além da aplicação da primeira dose contra a Covid-19 no shopping João Pessoa para adolescentes com 12 anos ou mais, a imunização foi feita também no Largo Glênio Peres e em 16 farmácias parceiras. Também estavam disponíveis 35 unidades de saúde - sete delas que funcionaram até as 21h  -Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza.

Já a segunda dose da Pfizer foi aplicada em 35 unidades de saúde, além do João Pessoa, Largo Glênio Peres e nas farmácias. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas. A segunda dose do imunizante foi aplicada em pessoas vacinadas até o dia 16 de agosto.

Com relação à segunda dose da Astrazeneca e da Coronavac segue mantido o intervalo de dez semanas e 28 dias, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 2 de agosto (Astrazeneca) e o dia 13 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. A dose de reforço com o imunizante da Pfizer foi aplicado em pessoas com 60 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até o dia 10 de abril e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 13 de setembro.

Já os profissionais de saúde que receberam a segunda dose até o dia 4 de abril também podem receber a dose de reforço. Para isso, é preciso apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante do registro no Conselho de Classe.

Já os imunossuprimidos, necessitam apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895