Nasa substitui astronauta que seria primeira negra em missão de longa duração

Nasa substitui astronauta que seria primeira negra em missão de longa duração

Jeanette Epps, de 47 anos, iria ficar a bordo da Estação Espacial Internacional por 143 dias

AFP

Jeanette Epps, de 47 anos, iria ficar a bordo da Estação Espacial Internacional por 143 dias

publicidade

A Nasa substituiu em cima da hora e sem dar explicações a astronauta Jeanette Epps, que seria a primeira negra a participar em uma missão de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS). Engenheira aeroespacial e astronauta da Nasa desde 2011, Epps, de 47 anos, deveria se integrar à ISS em junho a bordo da nave russa Soyouz, para ser parte da expedição 56/57. Ela foi selecionada para esta missão em janeiro de 2017.

Epps ficaria 143 dias no espaço, o maior tempo em órbita para um astronauta negro, embora seis já tenham estado na ISS. A agência disse em um comunicado que Epps será substituída por Serena Aunon-Chancellor, que inicialmente deveria se integrar em novembro à estação internacional para fazer parte da expedição 58/59.

Epps se reintegrará à agência de astronautas no Centro Espacial Johnson de Houston, no Texas, e "será considerada para futuras missões" espaciais, acrescentou a Nasa sem dar mais detalhes. "São levados em conta um bom número de fatores para selecionar os astronautas para as missões e essas decisões obedecem a assuntos pessoais sobre os quais a Nasa no fornece informação", se limitou a dizer o porta-voz da agência, Brandi Dean.

Não é a primeira vez que a Nasa substitui astronautas indicados para uma missão, e na maioria das vezes isso acontece por motivos médicos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895