A população de Porto Alegre aproveitou o sábado de sol para conhecer por dentro o Návio Patrulha (Npa) “Benevente” P61, ancorado no Cais Mauá e aberto para visitação pública. Durante toda a tarde o movimento foi intenso. Famílias, amigos e grupos de escoteiros puderam entrar e conhecer peculiaridades do navio de guerra de 47 metros, tripulado por 45 militares, sendo 9 oficiais e 36 praças. O número de pessoas que visitaram a embarcação chegou a 1.162 no dia de hoje.
O Benevente possui um canhão Bofors 40/L60 mm além de duas metralhadoras anti-aéreas Oerlikon 20mm e dois trilhos lança minas. “Estou impressionado com a estrutura e saber que ele ainda opera”, comentou o empresário Henrique Marques de 34 anos, que veio junto da esposa Gabriela Sulis e dos três filhos.
Comandado pelo Capitão de Corveta Alexandre Silveira da Silva, o Benevente está habilitado para desempenhar tarefas de patrulhamento e inspeção naval, operações de defesa de porto, minagem defensiva, controle de área marítima, atividades de busca e salvamento de pessoas em situação de perigo no mar.
Quem também aproveitou a oportunidade, foram os escoteiros Escoteiro do Mar Passo da Pátria 90/RS, João Pedro Brochet, 11 anos e João Pedro Scotti de 12 anos. Atentos às explicações do tenente Davi eles aprenderam ainda mais sobre o funcionamento de navios marinhos. “É colocar em prática e mostrar essa vivência para os jovens, ele viram de longe no dia 7 e agora podem ver por dentro”, explica a diretora-presidente do Passo da Pátria, Débora Baraibar.
Foto: Felipe Uhr / Especial / CP
Ela destaca importância dessa interação na prospecção de mais alunos para o grupo. “Eles comentam com os amigos. É a melhor forma de divulgar o movimento de escoteiros e conseguir mais que mais jovens entrem e tenham essa mentalidade marítima”. Depois das aulas nos escoteiros e das visita ao Benevente os xarás Joões não tem dúvida: querem ser profissionais do mar. “Queremos servir juntos na marinha”, sonha Brochet.
Originalmente inglês tinha o nome HMS ‘Blackwater”, o navio foi lançado ao mar no dia 24 de agosto de 1984, sendo incorporado à Marinha Inglesa no ano seguinte. Quatro anos mais tarde, o Benevente foi incorporado à Marinha Brasileira em 1988 e pertence à classe “BRACUÍ”. A embarcação ganhou esse nome em homenagem ao rio Benevente que banha o Estado do Espírito Santo.