Navio da Marinha está aberto para visitação gratuita no Cais Mauá, em Porto Alegre

Navio da Marinha está aberto para visitação gratuita no Cais Mauá, em Porto Alegre

Evento ocorre na tarde deste sábado

Correio do Povo

É possível fazer uma visita guiada do navio

publicidade

O navio de apoio oceânico Mearim está aberto para visitação na tarde deste sábado, até as 17h30min, no Cais Mauá, em Porto Alegre, como parte do evento Marinha do Brasil: Mentalidade Marítima e Economia Azul, promovido pela Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre, com o apoio da Marinha do Brasil.

O navio impressiona o público com seus mais de 60 metros de comprimento e dispositivos como metralhadoras 12,7mm e máquina de reboque com tração de amarração de aproximadamente 90 toneladas. “A ideia da visitação pública é aproximar a sociedade da Marinha do Brasil. Nós somos marinheiros e somos parte da sociedade também. Aqui as pessoas podem conhecer o nosso trabalho e aprender o que este navio é capaz de fazer pelo Brasil e pelo mundo”, diz o Capitão de Coverta Tarumã Granado Coimbra, atual comandante do Mearim.

Com uma tripulação de 43 militares, sendo seis oficiais e 37 praças, o navio realiza tarefas de apoio logístico móvel, patrulha e inspeção naval, busca e salvamento e minagem.

O evento continua na segunda e terça-feira, a partir das 8h, no Auditório Romildo Bolzan do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), e visa fomentar o debate sobre o Poder Marítimo e as oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável a partir dos recursos dos mares, rios e áreas costeiras gaúchas. A Jornada é organizada em parceria com Comando do 5º Distrito Naval e a Capitania Fluvial de Porto Alegre e contará com a presença de autoridades da Marinha do Brasil e dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de empresas estratégicas as quais fomentam a chamada economia azul.

No primeiro dia, serão abordados temas como o crescimento do comércio marítimo mundial, a economia azul e as potencialidades advindas dos mares, rios e lagos, a infraestrutura aquaviária, a política de sustentabilidade e estímulo ao transporte hidroviário no RS, a atuação da autoridade portuária no Estado e casos de sucesso de grupos empresariais do modal aquaviário. O Ministro do Supremo Tribunal Militar e ex-comandante do Navio Veleiro “Cisne Branco”, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, realizará uma palestra sobre o navio que é símbolo da Marinha do Brasil.

Na terça-feira, serão apresentados os Programas Nuclear da Marinha (PNM) e o de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e a atuação da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). Autoridades dos Municípios de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande realizarão apresentações sobre o transporte hidroviário e o desenvolvimento da economia dessas cidades que estão no entorno do rio, da Lagoa dos Patos e do mar, respectivamente. O público poderá assistir a outros casos de sucesso de empresas estratégicas para a economia local. O ciclo de palestras da jornada se encerra com o Professor Doutor Lauro Barcellos, diretor do Complexo de Museus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que apresentará o Centro de Convívio Meninos do Mar, um projeto social desenvolvido em Rio Grande, que possui, entre seus principais objetivos, estimular a mentalidade marítima em jovens e prepará-los para o mercado de trabalho.

O evento contará ainda com uma homenagem ao Bicentenário da Independência, que terá a participação do escritor gaúcho Alcy Cheuiche. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site. No página também é possível acessar a programação, notícias e outras informações sobre o evento.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895