Navio paraguaio deixará porto da Capital após 15 anos

Navio paraguaio deixará porto da Capital após 15 anos

Capitania notificou empresa paraguaia a fazer retirada em função do tamanho da embarcação

Cláudio Isaías / Correio do Povo

Embarcação é grande e operação de reboque complexa

publicidade

Depois de 15 anos, o navio paraguaio Bernardino Caballero deve deixar o Porto de Porto Alegre nesta quarta-feira. A empresa Riosul Comércio de Metais Ltda anunciou a retirada da embarcação após notificação da Delegacia da Capitania dos Portos. O navio já deveria ter saído do Porto, mas foi firmado um termo de ajuste com prazo de 120 dias para extensão do tempo de permanência na área, que termina no final deste mês.

O superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, disse que a medida foi estabelecida de acordo com o tamanho das embarcações e da complexidade de operação que cada uma delas exige para ser rebocada. O primeiro navio a ser retirado do Cais do Porto foi o José Felix Estigarríbia, também paraguaio, em janeiro. A operação foi realizada por técnicos contratados pela proprietária da embarcação.

Ambas as embarcações foram leiloadas no dia 30 de março de 2012 e arrematadas pelo lance mínimo de R$ 367,5 mil e R$ 645 mil pela Riosul. Os dois navios foram apreendidos pela Marinha do Brasil, em 1997, em razão da falta de segurança para navegação. Pertencentes ao governo paraguaio, foram entregues ao patrimônio da SPH em junho de 2011, após negociação que contou com o apoio de setores dos governos estadual e federal.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895