Geral

Navio traz 29 blindados para o Exército Brasileiro

Veículos fabricados na Alemanha serão levados para a 6º Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria

Navio traz 29 blindados para o Exército Brasileiro
Navio traz 29 blindados para o Exército Brasileiro Foto : Fabio Dutra / Especial / CP
O navio República Argentina, de bandeira italiana, atracou no cais do Porto Novo de Rio Grande ao meio-dia desta sexta-feira, trazendo a bordo 29 blindados Leopard 1A5 BR de fabricação alemã para o Exército Brasileiro, mais três Sistemas Automáticos de Controle de Tiro, duas Torres Didáticas para Instrução e três contêineres contendo equipamentos, ferramentas e manuais dos carros de combate (CC). A carga foi embarcada no porto de Hamburgo (Alemanha).

Este é o segundo lote do material de emprego militar denominado Projeto Leopard 1. O desembarque começou por volta das 14h. A carga foi recebida pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro.

Conforme o tenente-coronel Nestor Norberto de Gaspari, comandante do 4º Batalhão Logístico da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, de Santa Maria, o transporte dos novos carros de combate para a Guarnição Militar Federal de Santa Maria, sede da 3ª Divisão de Exército - Divisão Encouraçada, começa na manhã deste sábado e deve ser concluído até o próximo dia 17. Serão utilizadas no transporte de oito a dez carretas do Exército, que seguirão para Santa Maria pela BR-392. Cada carreta tem condições de transportar um blindado por vez.

Serão necessárias várias viagens, com escolta durante todo o trajeto, para levar os 29 blindados e o restante da carga. A primeira viagem está prevista para começar às 7h de sábado e a chegada em Santa Maria deve ocorrer no final da tarde. De lá, os carros serão distribuídos para as Brigadas Blindadas do Comando Militar do Sul, que abrange o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A operação de recebimento deste lote envolve vários militares de 12 Organizações Militares pertencentes ao Comando Militar do Sul. Dois técnicos alemães acompanharam o desembarque no cais do Porto Novo para fazer a entrega definitiva ao Exército Brasileiro.

Após a chegada em Santa Maria, os carros de combate executarão testes de tiro no Campo de Instrução Barão de São Borja - Saicã, acompanhados por técnicos alemães e especialistas militares brasileiros. O recebimento dos blindados do Projeto Leopard 1 teve início em dezembro de 2009, quando foram importadas 33 unidades, e faz parte do plano de reaparelhamento do Exército, que se estende durante o ano e deve se encerrar em 2011, totalizando 250 carros de combate.

Os tanques de guerra, como são conhecidos os blindados, foram comprados do Exército Alemão. Segundo o tenente-coronel de Gaspari, são carros modernos, praticamente novos.