Geral

Nesta semana começam as obras da Barragem da Arvorezinha, em Bagé

Construção busca acabar com os racionamentos de água no município

Nesta terça-feira, às 10h, ocorre a solenidade que dá início às obras da Barragem da Arvorezinha, em Bagé, no Sudoeste do Estado. A construção é aguardada pela população do município desde 1989, quando aconteceu a primeira grande estiagem dando início a uma série que determinou sucessivos racionamento de água no município.

A Barragem Arvorezinha tem financiamento assegurado pelo governo federal, no valor de R$ 30 milhões, com uma contrapartida de R$ 4 milhões do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb). A obra vai ocupar, no total, uma área superior a 500 hectares de 38 propriedades desapropriadas, sendo que somente a área de alague terá 320 hectares, e uma capacidade de armazenamento de 18 milhões de metros cúbicos de água.

Esse volume, segundo o diretor do Daeb, Kiwal Parera, é quatro vezes superior à capacidade das três barragens usadas hoje, para abastecer a cidade, juntas. A partir do dia 30 de março, estará funcionando na Estrada da Arvorezinha a Casa Azul, uma Central de Informações sobre a barragem. A iniciativa do governo do município, por meio do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), busca fornecer um espaço de divulgação da obra mais aguardada pela comunidade nos últimos anos.

A Central funcionará todos os dias das 15h às 18h, oferecendo material impressos sobre a barragem. Além disso, em breve, começarão a serem exibidos vídeos mostrando a população o desenvolvimento da obra. O espaço também terá brinquedos ao ar livre para as crianças. As visitas fora do horário podem ser agendadas pelos telefones (53) 3242-9098 e (53) 9931-8336.