O fenômeno também foi vistos em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul-Catarinense, e na Serra do Rio do Rastro. A precipitação durou entre 20h55min e 21h40min, quando já eram raros os flocos de neve.
A queda de temperatura e tempo instável no Rio Grande do Sul trouxe chuva congelada e precipitação de granizo a Rio Grande, nesta terça-feira. Na localidade de Quitéria, interior do município, as pedras de gelo caíram durante um período de seis a sete minutos. Cerrito, Pelotas, Pedro Osório, Morro Redondo, Canguçu, Pinheiro Machado, Gramado e Canela também registraram precipitação deste tipo.
RS terá mínimas negativas durante a madrugada
A madrugada desta quarta-feira terá mínimas negativas e perto de 0ºC em várias regiões. Pelo ar seco, baixadas do Noroeste podem ter marcas abaixo de zero até menores que dos Aparados. Espera-se geada em grande parte do interior, forte em muitos locais, com potenciais danos para a agricultura. O sol aparece, mas no Leste ainda haverá nuvens com chance de chuva e garoa isolada. O vento gera maior sensação de resfriamento no começo do dia.
Santa Rosa poderá ter impressionantes -3°C de mínima e as máximas não chegam a 20°C, mesmo em cidades com predomínio de sol à tarde. Porto Alegre deve ter variação nos termômetros entre 6°C e 17°C.
Durante a noite, o RS não tinha notícia de neve, mas gelo não faltou na terça. Combinação de ar polar e nuvens de desenvolvimento vertical favoreceu chuva congelada (semelhante a granizo) no Uruguai, Sul gaúcho e na Serra. Se precipitação de inverno (neve ou chuva congelada) já é muito rara na primavera na Serra, imagine, então, ao nível do mar no Sul do Estado.
Já o Norte de Santa Catarina e o Paraná tiveram granizo destrutivo. Pedras enormes atingiram algumas cidades, como Maripá (PR), destruindo vidros de carros. Plantações foram arrasadas. Distrito de Joinville (foto) teve muito granizo acumulado. Houve ainda vendavais. No Paraná, as rajadas superaram 100 km/h, casos de Palotina e Assis Chateaubriand. O ar frio, ao avançar pelo Sul do Brasil, encontrou ar quente e formou as tempestades.