Nova Petrópolis avalia estragos causados pela chuva

Nova Petrópolis avalia estragos causados pela chuva

Moradores estão sem água e pelo menos 21 pessoas tiveram que abandonar as casas

Correio do Povo

Prefeitura precisou abrir ruas devido a alagamentos

publicidade

* Com informações da prefeitura de Nova Petrópolis

Equipes da prefeitura municipal de Nova Petrópolis, órgãos de segurança e voluntários trabalham para minimizar os estragos causados pelas fortes chuvas registradas desde domingo na região da Serra. A coordenadoria Estadual da Defesa Civil e autoridades municipais estão reunidos na manhã desta terça-feira para avaliar a situação do município.

De acordo com o Corpo de Bombeirtos Voluntários de Nova Petrópolis, até o momento, choveu aproximadamente 240 mm na cidade. O Rio Caí está três metros acima do nível normal, mas ainda é considerado seguro.

Há 21 pessoas desalojadas na região de São José do Caí, algumas em função de alagamento, outras de risco ou deslizamento. As famílias passaram a noite no Centro Evangélico de Nova Petrópolis, outras estão alojadas em Caxias do Sul. Hoje será avaliada a situação das residências e a necessidade de ativar campanhas de doações. Duas casas foram interditadas nessa segunda-feira  devido a desmoronamentos no bairro Pousada da Neve, deixando oito pessoas desabrigadas. Outra família recebeu a recomendação da Defesa Civil para não pernoitar na residência, que será reavaliada nesta terça-feira.

A Administração Municipal disponibilizou todas as máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos para auxiliar a comunidade e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis durante toda segunda-feira. As chuvas causaram muitos danos às estradas e ruas do interiror do município. Devido à grande quantidade de água, os bueiros não deram conta de escoar toda a água e, em algumas situações, a prefeitura municipal teve que abrir valas para que a água fosse direcionada para outro local.

O secretário de Planejamento, Hermann Deppe, o secretário adjunto da pasta, Fábio Müller, e o secretário de Obras e Serviços Público, Clodoir Bohn de Lima, coordenaram o conferiram pontos críticos. Desde cedo os servidores públicos auxiliaram os bombeiros e a Brigada Militar na abertura das principais estradas de acesso a Nova Petrópolis.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) alerta para a falta de água em Nova Petrópolis. Há problemas na captação de água na barragem Santa Isabel e há dificuldades de acessar o local. Não há previsão para o reestabelecimento no abastecimento de água no município.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social comunica que a Unidade Básica de Saúde do Vale do Caí não vai abrir nesta terça-feira.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto informa que a Escola Estadual de Ensino Fundamental São José e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Beck Filho não têm aula hoje devido à falta de energia na escola do Pinhal Alto e à enchente que assola a Linha Temerária.

Estrada bloqueada

A BR 116 segue bloqueada em Nova Petrópolis após vistoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O bloqueio total ocorre no km 180, abaixo da entrada do Ninho das Águias. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), providências serão tomadas somente a partir de quarta-feira, devido ao mau tempo. A pista segue interditada devido a rachaduras no asfalto.



Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895