Nova ponte do Guaíba deve ficar pronta no segundo semestre de 2019, diz Dnit

Nova ponte do Guaíba deve ficar pronta no segundo semestre de 2019, diz Dnit

Iniciada em 2014, previsão inicial era de que estrutura ficasse pronta em 2017

Cláudio Isaías

Custo da nova ponte do Guaíba é de R$ 757,5 milhões

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Com mais de 55% dos trabalhos concluídos, a nova Ponte do Guaíba deve estar pronta no segundo semestre de 2019. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A execução da estrutura pela construtora Queiroz Galvão foi retomada em janeiro deste ano após o governo federal disponibilizar R$ 240 milhões do Orçamento Geral da União para 2018, o que garantiu um maior ritmo de execução.




Na manhã de hoje, o movimento de trabalhadores era intenso tanto na rua João Moreira Maciel quanto na rua Voluntários da Pátria, na zona Norte de Porto Alegre. Segundo o Dnit, no momento, 700 trabalhadores estão atuando na construção da nova estrutura e mais 100 serão contratados. O departamento informou que desde o começo dos trabalhos em outubro de 2014 já foram investidos cerca de R$ 412 milhões. O custo da nova ponte do Guaíba é de R$ 757,5 milhões.

A estimativa do Dnit é de que cerca de 50 mil veículos deverão passar diariamente pela nova estrutura. Hoje, cerca de 40 mil automóveis passam por dia na atual ponte. Uma das diferenças é que não haverá a necessidade de içamento do vão móvel, evitando interrupções no trânsito.

Foto: Guilherme Testa

A nova ponte do Guaíba começou a ser erguida em outubro de 2014 pelo consórcio formado pela construtora Queiroz Galvão e a EGT Engenharia. A obra é uma reivindicação dos usuários e moradores de Eldorado do Sul e Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e também da zona Sul do Estado. A construção da nova estrutura começou em outubro de 2014 ainda no governo da ex-presidente da República, Dilma Rousseff.

A previsão inicial era de que os trabalhos fossem concluídos em setembro de 2017. No entanto, a execução da obra pela construtora Queiroz Galvão começou a apresentar problemas devido ao atraso no repasse de recursos financeiros da União no final de 2015. Em 2016, os trabalhos chegaram a ser paralisados no primeiro semestre daquele ano, mas foram retomados após um aporte financeiro de R$ 100 milhões autorizados pelo presidente da República, Michel Temer.

A nova Ponte do Guaíba terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros em acessos e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevadas e viadutos). A estrutura terá cerca de 28 metros de largura, em pista dupla com duas faixas de tráfego em cada sentido com acostamento e refúgio.

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