capa

Novas tarifas de ônibus e lotação entram em vigor em Porto Alegre

Permissionários de micro-ônibus temem queda no número de usuários do serviço

Por
Correio do Povo

Passageiros de ônibus devem ter atenção porque tarifa mais cara entrou em vigor hoje

publicidade

O valor da passagem de ônibus em Porto Alegre, a partir desta quarta-feira, é R$ 4,70, e das lotações, R$ 6,60, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O aumento da tarifa foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Transportes (Comtu). Apesar de a legislação determinar a mudança, permissionários de lotações temem que a iniciativa provoque queda no número de usuários do serviço. 

O gerente-executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), Rogério Lago, disse que enviou um pedido para a prefeitura para que o índice mínimo fosse fixado entre 1,2% e 1,5%, ao invés dos percentuais de 1,4 e 1,5 vezes o preço do ônibus. 

A ideia é evitar que haja redução na quantidade de passageiros. A ATL conta com 429 veículos atendendo 95% dos bairros da Capital – 391 lotações distribuídas em 31 linhas e 16 ramais, além de 38 automóveis na categoria especial nas linhas Restinga e Belém Novo. Cada micro-ônibus transporta 21 passageiros sentados e 25 nas linhas especiais. Por outro lado, de acordo com a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), a diferença de tarifa entre ônibus e lotação é essencial para a sobrevivência do sistema de transporte coletivo.