Novo ambulatório de oncologia pediátrica da Santa Casa amplia em 10% número de antedimentos

Novo ambulatório de oncologia pediátrica da Santa Casa amplia em 10% número de antedimentos

Espaço no Hospital da Criança Santo Antônio foi inagurado nesta quarta-feira

Cláudio Isaías

Com ambiente mais acolhedor, novo ambulatório pretende dar mais segurança aos pacientes e familiares

publicidade

O Hospital da Criança Santo Antônio, que faz parte do complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, inaugurou nesta quarta-feira o novo ambulatório de oncologia e hematologia pediátrica. Na estrutura, são realizadas cerca de seis mil consultas e três mil aplicações de quimioterapia por ano. Com a nova área, a estimativa da direção do hospital é ampliar o número de atendimentos em 10%.

A enfermeira Lisiane Pinto, responsável pelo Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital da Criança, informou que foi reformada toda área física da unidade de 200 metros quadrados. A estrutura possui agora seis consultórios, uma sala de procedimento e um leito de isolamento para o atendimento de crianças de zero a 18 anos. “Agora, podemos fazer alguns procedimentos que eram realizados no bloco cirúrgico”, destacou. Segundo Lisiane, a maioria dos pacientes atendidos no ambulatório de oncologia e hematologia do hospital é do interior do Rio Grande do Sul, da região Metropolitana de Porto Alegre e até de outros estados brasileiros.

O ambulatório realiza consultas, quimioterapia, transfusões de sangue, administração de medicamentos, manutenção de cateteres implantados (dispositivo utilizado na aplicação de quimioterapia) e o atendimento de outras especialidades como nefrologia, reumatologia e gastroenterologia. Com a unidade reformada, novos serviços serão incorporados como consultas de enfermagem, nutrição, psicologia, serviços social e fisioterapia.

De acordo com a enfermeira, no local poderão ser feitos ainda a coleta de exames laboratoriais em um espaço mais acolhedor e humanizado para os pacientes. “A recepção do ambulatório foi reformada com o objetivo de garantir mais segurança aos pacientes e familiares e um novo sistema de climatização”, acrescentou. ,

A obra na unidade teve duração de 11 meses. A obra teve um custo de R$ 640 mil. Os recursos financeiros para a reforma foram obtidos através da participação da instituição de saúde na campanha McDia Feliz no ano passado, em ações do grupo de Voluntárias pela Vida e recursos da própria Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O serviço no ambulatório de e oncologia e hematologia é composto por três enfermeiras, três técnicos de enfermagem, dois funcionários administrativos e seis médicos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895