Novo Hamburgo e São Leopoldo têm fim de semana de limpeza após cheias

Novo Hamburgo e São Leopoldo têm fim de semana de limpeza após cheias

Prefeituras do Vale do Sinos contabilizam estragos na infraestrutura com alagamentos

Stephany Sander / Correio do Povo

publicidade

Após cinco dias ininterruptos de chuva, cujo volume ficou muito acima da média para o mês de agosto na região do Vale do Sinos, os municípios aos poucos se reorganizam e limpam ruas e espaços atingidos pelas cheias dos rios. A água vai dando lugar ao asfalto, que aparece cheio de rachaduras e buracos. Em Novo Hamburgo, os motoristas precisam redobrar a atenção e desviar das fendas e do pavimento irregular em diversos bairros.  Em São Leopoldo, o final de semana foi de limpeza e organização para cerca de 300 pessoas que voltaram para suas casas. após a enchente

Segundo o taxista Rogério Moraes, na avenida Primeiro de Março em NH, caminho que leva à Estação Santo Afonso, mais de oito buracos foram abertos, em um trecho de 2 quilômetros. “Eu quebrei o eixo do meu carro na segunda-feira. Chovia muito e eu não vi um dos buracos”, contou o motorista.

A Secretaria de Obras trabalha nos reparos ocasionados pela enchente desde quinta-feira. Na sexta-feira, as equipes usaram toda a massa asfáltica disponível, beneficiando as vias de intensa movimentação no município. Durante a semana, a ação continuará. Neste final de semana ocorreu um mutirão de limpeza e reparos. Os trabalhos aconteceram das 8h às 18h de sábado e até as 12h de domingo, envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Serviços Urbanos. Cinco retroescavadeiras e pelo menos 14 caminhões auxiliaram as equipes na recolha de resíduos resultantes da cheia, melhorando as condições das comunidades afetadas nos bairros Canudos, Vila Kippling, Industrial e Santo Afonso.

Conforme o prefeito Luis Lauermann, o Executivo está voltado para o atendimento das vítimas, pois a preocupação após o acolhimento nos abrigos é de dar condições para que elas voltem para seus lares. “As famílias perderam muitas coisas, móveis, documentos e roupas. Por isso, trabalhamos para amenizar essas perdas”, destacou.

Em São Leopoldo, oficiais do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada de São Leopoldo, com o auxílio de voluntários, organizaram kits com produtos de higiene e limpeza, além de pares de calçados e roupas, para as famílias. Para retirar a lama e sujeira acumulada nas vias, o Serviço Municipal de Água e Esgoto deslocou um caminhão com mangueiras de pressão para auxiliar os moradores.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895