Novo procurador-geral de Justiça do RS deve ser anunciado nesta semana

Novo procurador-geral de Justiça do RS deve ser anunciado nesta semana

Estão na disputa a atual titular, Simone da Rocha, e os procuradores Eduardo Veiga e Paulo Vidal

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

publicidade

O governador Tarso Genro não vai aguardar o prazo de 15 dias e deve anunciar sua indicação do procurador-geral de Justiça até o fim desta semana. A informação do Palácio Piratini é de que a prioridade do governador, no momento, é a reunião com representantes do Sindicato dos Professores Estaduais do Rio Grande do Sul (Cpers), marcada para quarta-feira. A escolha dos nomes da lista tríplice ficaria para depois do encontro.

 Simone Mariano da Rocha, atualmente na liderança do Ministério Público Estadual, liderou a votação dos pares, com 426 votos. Os procuradores Eduardo de Lima Veiga, com 305 votos, e Paulo Fernando Vidal, com 79 votos, também estão na disputa. Mesmo que Simone da Rocha tenha sido indicada pela ex-governadora Yeda Crusius, ela conta com o apoio da classe para a manutenção do cargo e também com o reconhecimento do terceiro setor, vinculado a Tarso. Eduardo de Lima Veiga também tem chances, já que no ano passado o então procurador Mauro Renner foi preterido em favor da segunda colocada.

A Associação Nacional do Ministério Público defende mudanças na Constituição para que a indicação da maioria prevaleça. Atualmente, pela legislação federal, o governante do Estado tem a prerrogativa de escolher o chefe do Ministério Publico entre os nomes da lista tríplice votada pela instituição.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895