Terminou por volta das 20h40min desta sexta-feira protesto contra o presidente interino Michel Temer. Um grande grupo percorreu as ruas centrais de Porto Alegre. A mobilização, organizada pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, começou por volta das 17h, na Esquina Democrática, simultaneamente a outros 17 estados do Brasil.
O cantor e compositor Nei Lisboa, que caminhou junto com a manifestação, disse estar esperançoso pela possibilidade de uma reversão do painel de votação do impeachment no Senado. Para ele, os atos desastrosos do governo interino consolidaram uma consciência de que o impeachment não é o caminho para a sociedade brasileira.
Os manifestantes percorreram Sarmento Leite, João Pessoa, Salgado Filho, Borges de Medeiros e rua dos Andradas. Depois de mais uma concentração na Esquina Democrática, até por volta das 19h, o ato seguiu pela Borges de Medeiros, em direção à Cidade Baixa. Após passar pela João Pessoa e colocar uma faixa contra mudanças nos direitos trabalhistas e aposentadoria em frente à sede do PMDB, o grupo passou pela Cidade Baixa
O ato se encerrou junto ao Largo Zumbi dos Palmares, entre as ruas José do Patrocínio e Sarmento Leite. Conforme a EPTC, os ônibus que percorrem os trechos tiveram alteração na tabela horária e passaram a ser desviados pelo Largo dos Açorianos e avenida João Pessoa.
Protesto em São Paulo
Milhares de pessoas se reúnem na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), em um protesto contra o presidente interino Michel Temer. O ato deve contar com a presença do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O número de manifestantes ainda não foi informado pela Polícia Militar.
O ato foi convocado pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo sem Medo e reúne movimentos e centrais sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Intersindical, CTB, Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entre outros.
No protesto, manifestantes seguram faixas pedindo a saída de Michel Temer. Há também um varal com fotos tiradas em protestos em São Paulo. Um imenso caminhão de som foi atravessado na Avenida Paulista, ao lado do Masp, onde os líderes dos movimentos sociais se revezam para falar. É neste caminhão que, mais tarde, deverá estar o ex-presidente Lula.
Novo protesto contra Temer percorre as ruas centrais de Porto Alegre
Nei Lisboa afirma durante caminhada que "atos desastrosos" do governo interino mostram que "impeachment não é o caminho"