Segundo o presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas e coordenador da Casa de Medição, Ricardo Dornelles, situações como problemas com vizinhança, familiares e separação poderão ser debatidos e resolvidos com orientação jurídica. O projeto foi criado pela OAB/RS e viabilizado financeiramente a partir de convênio firmado com a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça. "O objetivo é estimular o diálogo entre as partes, a fim de que possam resolver os problemas de maneira pacifica e orientada”, disse Dornelles.
Para o coordenador do CapacitaPOA, Julio Pujol, a meta é levar à capacitação em mediação de conflitos para todas as 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). A iniciativa, que até então era direcionada exclusivamente a funcionários da prefeitura, será aberta a todos os porto- alegrenses.
A Casa de Mediação já possui mediadores formados em diversas áreas. Depois de verificadas as condições sócio-econômicas e jurídicas de cada interessado, eles serão encaminhados para realizarem os encontros com os
mediadores. O local foi oficialmente inaugurado em março de 2011 e está localizada no Centro de Porto Alegre (Rua dos Andradas, nº 1261 – 9º andar). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3232-5771 ou pelo e-mail casademediacao@oabrs.org.br.