Obra do binário entre Praia de Belas e Borges começa nesta segunda

Obra do binário entre Praia de Belas e Borges começa nesta segunda

Objetivos são ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego central da Capital

PMPA

Ao todo, três frentes de trabalho atuarão na obra

publicidade

Está previsto para a próxima segunda-feira, o início das obras para a implantação do binário nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, entre os viadutos dos Açorianos e Dom Pedro I (sobre a av. José de Alencar), na Capital. Os objetivos do binário são ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego. A intervenção também ampliará a capacidade das vias e dos cruzamentos.

Ao todo, três frentes de trabalho atuarão nessa obra. Uma equipe executará o alargamento de pista ao lado do viaduto Dom Pedro I; outra, trabalhará na implantação de uma nova rua de saída nessa localidade; e um terceiro grupo executará a abertura de canteiros. Entre as intervenções previstas para a região ainda estão a construção de um muro de contenção na nova faixa ao lado do viaduto Dom Pedro I, colocação de asfalto na avenida Praia de Belas, implantação de placas de concreto na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, mudança de postes de iluminação, sinalização horizontal e vertical e semafórica.

Como fica o trânsito

Para possibilitar a realização das obras do binário, serão necessários bloqueios parciais e momentâneos no trânsito, a maioria de uma faixa, somente nos locais das intervenções, como recortes de canteiros, alargamentos, construção de rebaixos para acessibilidade universal, entre outros. As alterações serão devidamente sinalizadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com reforço na atuação de agentes para orientação dos condutores e pedestres.

A partir de janeiro, quando forem executadas as últimas etapas da obra, serão efetuados bloqueios mais significativos ao tráfego. A EPTC informará as alterações com antecedência.

O binário

Consiste em duas vias paralelas com sentidos únicos e opostos. Com isso, o tráfego da av. Borges de Medeiros terá sentido único a partir do Viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique (centro-bairro). Na av. Praia de Belas o fluxo será no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido.

O projeto viário foi elaborado pela EPTC e prevê 17 novas faixas de segurança com semáforos. Atualmente, são sete pontos de travessia seguras. Novas paradas de ônibus também serão instaladas, com bancos e lixeiras. No futuro, elas serão adaptadas ao sistema BRT da Zona Sul.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895