Obras do último trecho da ciclovia da Ipiranga devem estar concluídas em 2020

Obras do último trecho da ciclovia da Ipiranga devem estar concluídas em 2020

Trecho concluirá ligação de faixa para bicicletas entre a orla e a avenida Antônio de Carvalho

Claudio Isaías

Obras em novo trecho da ciclovia da Ipiranga iniciaram nesta terça-feira e devem ser concluídas no próximo semestre

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A ciclovia da avenida Ipiranga, entre a rua Salvador França até a avenida Lucas de Oliveira, no sentido bairro/Centro, deverá estar concluída no primeiro semestre de 2020. O trecho de 1,7 quilômetro de extensão é a última etapa da estrutura que falta na avenida Ipiranga, uma das movimentadas vias da cidade. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fábio Berwanger, durante o início das obras nas proximidades da rua Salvador França. 

O prefeito Nelson Marchezan e dirigentes do Shopping Iguatemi realizaram a vistoria da construção que será de responsabilidade da empresa Procon - Construções, Indústria e Comércio Ltda. Segundo o prefeito, o trecho de 1,7 quilômetro é de extrema importância porque une trechos como a Orla do Guaíba e a avenida Antônio de Carvalho, na zona Leste da cidade. "Fecha um ciclo na avenida Ipiranga de 9,4 quilômetros de ciclovias que passa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), a avenida Goethe e o bairro Menino Deus. Além disso, não afeta em nada a mobilidade do transporte coletivo e nem dos veículos individuais", destacou. O serviço é uma contrapartida do Shopping Iguatemi pela expansão do estabelecimento comercial.

Quem passou pela região da avenida Ipiranga, uma das principais vias de Porto Alegre, percebeu um movimento diferente no local com a colocação de estacas fincadas no canteiro que margeia o arroio Dilúvio, no sentido bairro/centro e a movimentação de máquinas. Conforme Berwanger, Porto Alegre, com o trecho de 1,7 quilômetro da Ipiranga, terá cerca de 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. No começo deste ano, outro trecho foi finalizado, entre a Lucas e a rua João Guimarães, próximo ao Zaffari da Ipiranga. 

Alegando falta de verbas, a prefeitura diz que depende das compensações de projetos imobiliários para ampliar a malha cicloviária. A ciclovia da Ipiranga prevê uma extensão de 9,4 quilômetros entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho, na ponta extrema, no Leste da Capital. Deste total, 7,7 quilômetros estão prontos. 

Porto Alegre implantou o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) aprovado em julho de 2009 pela Câmara, com o objetivo de “incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, dotando a cidade de instrumentos e infraestrutura eficazes para a implantação de uma rede cicloviária que propicie segurança e comodidade para o ciclista”. O PDCI prevê a construção de 495 quilômetros de vias na cidade de ciclovias ou ciclofaixas.


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