Obras na rua Voluntários da Pátria continuam sem previsão de retomada

Obras na rua Voluntários da Pátria continuam sem previsão de retomada

Duplicação da via entre a Ramiro Barcelos e a Sertório facilitará fluxo de carros

Cláudio Isaías

Obras na Voluntários não têm prazo para serem retomadas

publicidade

As obras de duplicação da rua Voluntários da Pátria, na zona Norte de Porto Alegre, ainda seguem sem previsão de início, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). Tanto os trabalhos de construção da via quanto das demais obras de mobilidade urbana remanescentes da Copa do Mundo de 2014 terão em breve a divulgação de um novo cronograma pela prefeitura.

Na manhã desta segunda-feira, a movimentação de veículos era intensa no trecho que ainda não foi duplicado da Voluntários da Pátria, entre a rua Ramiro Barcelos até a avenida Sertório, num total de 2,6 quilômetros. Proprietário de uma oficina mecânica na rua Álvaro Chaves, Ezequiel Fonseca, afirmou que a duplicação, quando for realizada a partir da rua Ramiro Barcelos, vai melhorar a circulação na região. “O fluxo de motoristas, principalmente dos que descem a Ramiro Barcelos em direção a Voluntários da Pátria ou a Castello Branco, por vezes, deixa o trânsito lento e congestionado”, destacou. 

Em agosto de 2012, o então prefeito José Fortunati esteve no canteiro de obras do primeiro trecho do projeto de duplicação da rua Voluntários da Pátria, da rua da Conceição até a rua Ernesto Alves. Na época, foram executados os trabalhos de infraestrutura de redes de água e esgoto em cinco ruas do entorno: Barros Cassal, Garibaldi, Santo Antônio, Comendador Coruja e Ernesto Alves. O consórcio C.C. Pavimentadora/Procon realizou as obras no trecho de 680 metros, com investimento de R$ 13,3 milhões. A ideia inicial do projeto da Voluntários da Pátria é que fossem duplicados 3,5 quilômetros, da rua da Conceição até a avenida Sertório, e fossem implantadas ciclovias ao longo da via – o que ainda não ocorreu. Além disso, haveria um tratamento paisagístico do canteiro central.

No mês passado, uma reintegração de posse retirou famílias de uma área na Voluntários. A prefeitura havia entrado com a ação na Justiça alegando que o espaço seria utilizado para o alargamento da via. Parte do grupo vivia antes em outro lugar que passou por desapropriação e, depois da ação, não sabia para onde ir.

A rua Voluntários da Pátria é uma importante via paralela às avenidas Castello Branco e Farrapos que recebe um intenso tráfego de veículos. Ela serve também de alternativa de trânsito entre a região próxima à Estação Rodoviária de Porto Alegre, no Centro, à zona Norte da cidade, e também a Aeroporto Internacional Salgado Filho e às saídas para rodovias BR 116 e BR 290, a freeway.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895