Obrigatoriedade de passageiros sentados segue sendo cumprida nos ônibus de Porto Alegre

Obrigatoriedade de passageiros sentados segue sendo cumprida nos ônibus de Porto Alegre

Agentes da EPTC em parceria com a Guarda Municipal, realizam ações educativas

Cláudio Isaías

Quando do embarque dos passageiros no transporte coletivo, o motorista ou cobrador observam se o passageiro utiliza a máscara

publicidade

A obrigatoriedade de passageiros sentados segue sendo cumprida nos ônibus de Porto Alegre. Nos terminais da Praça Parobé, ao lado do Mercado Público, na avenida Salgado Filho e da rua Uruguai, no Centro Histórico, os veículos não estão circulando lotados. Quando do embarque dos passageiros no transporte coletivo, o motorista ou cobrador observam se o passageiro utiliza a máscara, item obrigatório, para entrar no ônibus.

Desde março deste ano, tanto nos bairros quanto nos terminais de ônibus, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Guarda Municipal, realizam ações educativas para alertar a população sobre as medidas para impedir a Covid-19. Os usuários são orientados sobre o uso da máscara e a distância na fila na hora do embarque. Uma equipe de trabalhadores das empresas de ônibus realiza a higienização dos veículos nos terminais. Segundo a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), os rodoviários estão sendo orientados a transportar passageiros somente sentados, conforme o decreto 20.625. De acordo com a entidade, quanto ao uso de máscara, não está havendo problemas, porque os passageiros estão cumprindo a regra.

No terminal Parobé, um dos mais movimentados da cidade, as pessoas que embarcam nos coletivos tomam alguns cuidados como o uso do álcool em gel e da máscara. Os passageiros também estão colaborando e abrem as janelas. Também há casos de passageiros que estão evitando os horários de grande movimento. Ou seja, eles buscam utilizar ônibus que não estejam tão cheios para chegar até o serviço.

A ATP informou ainda que, desde o início da pandemia da Covid-19, as empresas passaram a adotar medidas mais rigorosas de higienização. Inclusive, foram colocadas equipes para fazer a limpeza interna nos ônibus durante o intervalo das viagens. Além do uso da máscara, os passageiros estão sendo orientados a manter distância nos locais de embarque e aconselhados a optar pelo pagamento com o Cartão Tri, por este ser de uso pessoal, ao contrário do dinheiro que passa por diversas mãos, aumentando a chance de contágio. A associação informou ainda que o vale-transporte de atividades consideradas não essências pela prefeitura, segue bloqueados, conforme o decreto 20.639.

Desde o início da pandemia do coronavírus, em março, já foram realizadas em Porto Alegre 23.414 fiscalizações em ônibus municipais, intermunicipais, garagens e terminais. As operações diárias, feitas pelos agentes da EPTC verificam o cumprimento das medidas de higienização e prevenção à Covid-19 estabelecidas pela prefeitura. Entre elas, estão a tabela horária de serviço dos coletivos, capacidade máxima de passageiros, obrigatoriedade de uso de máscaras por usuários e pela tripulação, circulação com janelas abertas e disponibilização de álcool gel.

Diariamente, os agentes também vão às garagens das empresas e aos terminais de ônibus de maior circulação de pessoas para inspecionar a higienização dos veículos. “Essas operações são de extrema importância desde o início da pandemia. Precisamos garantir a segurança das pessoas que precisam sair de casa e dependem do transporte coletivo para isso. As medidas de prevenção a Covid-19 precisam ser cumpridas rigorosamente para que seja possível evitar o contágio”, explicou o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano. Além da fiscalização nos ônibus, as equipes vistoriam a situação de lotações e táxis.

Desde 18 de março, houve 8.060 operações nesses dois modais, com apenas quatro autuações. Em quatro meses de pandemia, foram realizadas 1.038.715 viagens de ônibus, somando 27.964.522 passageiros transportados e um total de 1.649 reclamações decorrentes de algum descumprimento de medida. A empresa informou que analisa diariamente a demanda e a oferta do transporte coletivo para realizar os ajustes necessários nas tabelas, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço. Denúncias sobre descumprimento das medidas, falta de viagens ou sugestões devem ser encaminhadas pelo telefone 118.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895