Ocupação Mirabal realiza ato contra violência à mulher

Ocupação Mirabal realiza ato contra violência à mulher

Movimento já atendeu mais de 150 mulheres em um ano de atendimento

Correio do Povo

Movimento realizou ato artístico na manhã deste sábado em Porto Alegre

publicidade

A Ocupação Mulheres Mirabal completa um ano neste sábado. A comemoração pelo primeiro ano da Ocupação Mulheres Mirabal ocorreu na manhã deste sábado no Parque Farroupilha, sendo realizada uma intervenção artística com música e dança junto ao Monumento ao Expedicionário. Durante à tarde, o prédio onde é sede da Mirabal, na rua Duque de Caxias sediará outros eventos. Vários coletivos de luta das mulheres participaram juntos.

A principal luta da Ocupação Mulheres Mirabal é por uma casa de referência à mulheres em situações de risco e violência doméstica, incluindo os filhos, diante da falta de iniciativa do poder público. Uma das coordenadoras, Andressa Guedes, esclareceu que as mulheres não são apenas abrigadas no local mas também recebem acolhimento e acompanhamento psicológico e jurídico, além de atendimento de saúde, entre outras ações em parcerias. “Mais de 150 mulheres já foram atendidas em um ano”, estimou.

Nova moradia

Andressa Guedes lembrou que três ameaças de reintegração de posse do prédio da rua Duque de Caxias foram registradas neste primeiro ano de ocupação, sendo que a última seria no dia 26 de setembro. De acordo com ela, os governos municipais e estadual comprometeram-se em encontrar um novo local até maio de 2018. “Formaram um grupo de trabalho no qual estamos juntos. Já estamos visitando alguns lugares que podem ser nossa possível casa a partir do ano que vem”, afirmou.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 61% dos feminicídio foram de mulheres negras, as principais vítimas em todas as regiões, excetuando o Sul, sobretudo da periferia. Nos últimos anos, a violência contra as mulheres, negras e lésbicas, bissexuais e transexuais aumentaram as estatísticas.

Dia Internacional de Combate à Violência contra Mulher

O aniversário da Ocupação ocorre no Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. No dia 25 de novembro de 19612 ocorreu o assassinato das três irmãs Mirabal na República Dominicana, o que levou a protestos em massa e contribuiu para a queda do regime de Rafael Leónidas Trujillo de Molina no ano seguinte.

Ligado ao Movimento de Mulheres Olga Benário, o coletivo de luta assumiu o prédio de vazio de uma antigo orfanato na rua Duque de Caxias, no Centro de Porto Alegre, na madrugada de 25 de novembro de 2016. A inspiração veio de Minas Gerais, onde uma mobilização semelhantes ocupou nove meses antes um imóvel em Belo Horizonte.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895