Ocupação segue acima de 110% nas UTIs de Porto Alegre

Ocupação segue acima de 110% nas UTIs de Porto Alegre

Atualmente, 231 pacientes estão na fila por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva na Capital

Christian Bueller

Internados confirmados com a Covid-19 são 844, enquanto 231 pessoas aguardam por um leito de UTI

publicidade

A ocupação de leitos de UTI adulto em hospitais de Porto Alegre apresentou leve queda, nesta segunda-feira, em relação ao dia anterior, mas ainda é alta e acima da capacidade normal das instituições. São 1.149 pacientes para 1.047 vagas, o que representa 113,54%. Internados confirmados com a Covid-19 são 844, enquanto 231 pessoas aguardam por um leito de UTI. Casos suspeitos de infecção pela doença são 55.

O Hospital Moinhos de Vento segue tendo a maior demanda dentre os hospitais monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A instituição dispõe de 66 leitos, mas 106 pacientes ocupam o setor, uma taxa de ocupação de 160,61%. Na sequência, o Hospital São Lucas da PUC registrou demanda de 133,9% e o Fêmina 133,33%. Abaixo de 85% somente o Hospital Porto Alegre, com taxa de 83,33%.

Para o presidente da Associação Médica  do RS (Amrigs), Gerson Junqueira Jr., o número crescente e acelerado de pacientes graves que necessitam internação em leitos de UTIs, rompendo a casa dos 100% de ocupação em praticamente todo o sistema de saúde do RS é preocupante. "Esta situação é a ponta final de uma cadeia que precisa, mais do que nunca, ser analisada com atenção", opina.

Segundo Junqueira, esforços em três frentes precisar ser efetivado para diminuir a ocupação nas UTIs. "A primeira, é a responsabilidade social de cada cidadão com as medidas protetivas amplamente alardeadas desde o início da pandemia. O segundo aspecto é que precisamos investir mais em testagem, para diagnóstico e rastreamento dos casos suspeitos. A terceira e última frente é a vacinação. Precisamos de mais celeridade no envio de doses pelo poder público e, principalmente, previsibilidade do envio para melhor planejamento dos gestores locais", analisou.

Em âmbito estadual, a taxa de ocupação em UTIs caiu dois pontos percentuais nesta quinta-feira, em relação à domingo, ficando em 96,8% para leitos SUS e 130,7% para privados. São 2.571 pacientes internados confirmados com Covid-19 e 170 casos suspeitos. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895