Oferta de testes rápidos para detecção de Covid-19 segue em Porto Alegre nesta segunda

Oferta de testes rápidos para detecção de Covid-19 segue em Porto Alegre nesta segunda

Testagem é oferecida para pessoas que apresentem, ao menos, dois sintomas da Covid-19

Taís Teixeira

Testagem para Covid-19 deve continuar na terça-feira em Porto Alegre

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguiu hoje com a oferta de teste rápido antígeno para pessoas que apresentem, ao menos, dois sintomas da Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo e sem esquema vacinal completo.

No campus da Ufrgs, o público que aguardava era bem diversificado, incluindo pessoas mais jovens e mais velhas. O movimento era menor do que foi presenciado no decorrer de janeiro, onde pessoas chegaram a esperar mais de cinco horas ou tiveram que voltar no dia seguinte porque o número de atendimentos já tinha chegado ao limite na unidade de saúde onde tinham tentado passar pela testagem. Muitos levaram cadeiras para sentar enquanto aguardavam a chamada.

A equipe organizou a divisão das pessoas em duas salas para otimizar o atendimento. Na sala de teste rápido antígeno, cerca de 20 pessoas aguardavam e em torno de cinco na sala de RT-PCR.

A testagem rápida de antígeno estava disponível  em qualquer uma das 133 unidades de saúde, além do  campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizado na rua Sarmento Leite, e da unidade móvel, que atendeu à população na Ilha do Pavão , no endereço rua A, 45 - Ilha do Pavão, bairro Arquipélago. Antes de passar pela  testagem, todos passaram por avaliação clínica nos próprios locais. O teste rápido de antígeno para Covid-19 deve continuar na terça-feira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895