OMS alerta para aumento exponencial de casos de cólera na África

OMS alerta para aumento exponencial de casos de cólera na África

Somente em janeiro foram registrados mais de 26 mil casos e 660 mortes

AFP

OMS fará reunião para tratar de varíola do macaco

publicidade

A África está enfrentando um aumento exponencial dos casos de cólera e, se a tendência se mantiver, o número de infecções pode superar o registrado no ano passado - alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (9).

Somente em janeiro, 26.000 casos e 660 mortes foram confirmados em toda a África, informou a OMS em um comunicado. Em todo o ano de 2022, cerca de 80.000 casos foram registrados no continente. "Se a atual tendência de crescimento rápido continuar, o número de casos registrados pode ser superado em 2021, o pior ano para o cólera na África em quase uma década", afirmou a OMS.

A maioria dos novos casos ocorreu no Malawi, que enfrenta o pior surto de cólera de sua história, com mais de 1.200 mortes registradas.

Moçambique e Zâmbia, vizinhos do Malawi, também relataram casos, segundo a OMS, assim como Etiópia, Quênia, Somália, Burundi, Camarões, República Democrática do Congo e Nigéria.

O cólera, que tem diarreia e vômito entre os sintomas, é causado por uma bactéria geralmente transmitida por alimentos, ou água, contaminados.

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895