ONG Doutorzinhos leva Carnaval à unidade de pediatria de hospital de Porto Alegre

ONG Doutorzinhos leva Carnaval à unidade de pediatria de hospital de Porto Alegre

Atividades lúdicas são importante no tratamento dos pequenos pacientes

Cláudio Isaías

ONG Doutorzinhos levaram alegria até a unidade de pediatria do Hospital Moinhos de Vento

publicidade

Os 30 pacientes da unidade de pediatria do Hospital Moinhos de Vento receberam na tarde desta quarta-feira a visita do bloco da ONG Doutorzinhos. Cantando marchinhas de Carnaval, os palhaços da alegria criaram o "Bloco Cirúrgico" e desfilaram pela unidade para alegria dos pequenos pacientes que estavam acompanhados dos pais.

Muitos pacientes e os funcionários da pediatria ficaram surpresos com a performance dos Doutorzinhos. A enfermeira Jennifer Lorenzi, líder da pediatria do Hospital Moinhos de Vento, disse que as atividades lúdicas são importantes no tratamento da criança.

"Essa iniciativa envolve não só o paciente, mas a família e a equipe médica", destacou. Segundo Jennifer Lorenzi, proporcionar um momento de descontração aos pacientes faz com que eles esquecem que estão em um hospital e um local fechado. A enfermeira afirmou que a terapia do riso tem um efeito extraordinário e auxilia no sucesso do tratamento e recuperação das crianças. Maurício Bagarollo, coordenador da ONG Doutorzinhos, afirmou que quando o grupo atua em um hospital o principal objetivo é fazer com que as pessoas deixem os quartos e passem a fazer parte da atividade.



"A ideia é que os pacientes, os acompanhantes e a equipe profissional do hospital participem desse momento de alegria. O nosso objetivo é fazer com que as práticas hospitalares fiquem mais humanizadas com a nossa presença e também depois que a gente deixa a unidade de saúde", explicou.

Segundo Bagarollo, o grupo realiza visitas semanais a instituições de saúde de Porto Alegre para contribuir com o bem-estar e a recuperação dos pacientes. "Levamos o riso como comportamento clínico aos internados, familiares e funcionários", acrescentou. Bagarollo afirmou ainda que a missão do grupo é contagiar pacientes, acompanhantes e os profissionais de saúde com doses de amor, carinho e alegria.

"O uso da figura do palhaço transforma o ambiente hospitalar em um lugar mais alegre e contribui positivamente para a humanização dos hospitais", acrescentou. Os hospitais atendidos pela ONG Doutorzinhos em Porto Alegre são o da Criança Santo Antônio, Santa Rita, Dom Vicente Scherer, São José e Pereira Filho, do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Moinhos de Vento, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Instituto do Câncer Infantil, São Lucas da Pucrs e Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Em 2017, o grupo realizou 1.246 visitas as unidades de saúde da Capital que beneficiaram aproximadamente mais de 152 mil pessoas. Criada em 2006, a ONG Doutorzinhos foi inspirada na história de Patch Adams, que se tornou famosa em um filme com atuação do ator Robin Williams.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895