A 78ª edição da Operação Viagem Segura, realizada na quarta-feira, passada, Feriado da Revolução Farroupilha, teve 6.455 veículos e registradas 1.193 infrações de trânsito, sendo 51 por embriaguez. Houve o recolhimento de 74 veículos e 51 carteiras nacionais de habilitação irregulares. Nas 24 horas do dia ocorreram 41 acidentes de trânsito nas ruas e estradas gaúchas, resultando em sete mortes e 36 feridos. A mobilização é coordenada pelo Detran/RS.
No combate à alcoolemia, 690 condutores foram solicitados a fazer o teste do etilômetro. Destes, 20 foram autuados por teste positivo, sendo 14 enquadrados em crime de trânsito. Já 31 motoristas recusaram-se a soprar o etilômetro e sofrerão as mesmas sanções administrativas do teste positivo, como multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira nacional de habilitação pelo período de 12 meses. Em caso de reincidência em um ano, a multa será aplicada em dobro e haverá instauração de Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir em desfavor do infrator.
Em Porto Alegre, na noite de terça e madrugada de quarta-feira, o Detran/RS, Brigada Militar e Polícia Civil realizaram uma megablitz na avenida Paulo Gama, sendo fiscalizados 220 veículos. Houve a constatação de 69 infrações diversas e realização de 200 testes de etilômetro. Sete motoristas tiveram resultado positivo no exame de embriaguez ao volante e foram autuados por dirigir sob influência de álcool. Outros vinte foram autuados por recusa ao bafômetro.
A megablitz, que foi criada para reforçar a Operação Viagem Segura, é realizada sempre nas vésperas de feriados e principais datas comemorativas. As blitze conjuntas são montadas em vias de saída da Capital, buscando coibir comportamentos de risco e retirar de circulação aqueles motoristas sem condições de pegar a estrada.
Operação Viagem Segura aplica 1,1 mil infrações de trânsito
No combate à alcoolemia, 690 condutores foram solicitados a fazer o teste do etilômetro