Píer deve ser instalado na orla do Guaíba em novembro

Píer deve ser instalado na orla do Guaíba em novembro

Objetivo de iniciativa é impulsionar o turismo náutico na região

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Secretário Raul Mendes da Rocha participou da inauguração

publicidade

Depois de mais de uma década de espera por uma autorização da Marinha para instalar um píer na praia de Ipanema, na zona sul da Capital, a construção vai sair do papel. Em novembro, a estrutura flutuante deverá ser instalada no lago Guaíba, na altura da avenida Guaíba com a rua Leblon, e vai ser uma alternativa de embarque para barcos de pequeno e médio porte. O píer será financiado pela Associação do Turismo Náutico (Atun/RS) e Secretaria Municipal do Turismo, que repassou R$ 43 mil para a obra.

Além de favorecer o uso particular, o objetivo é impulsionar o turismo no Guaíba. Em dois meses, quando o píer deverá ser entregue, uma empresa que realiza travessias anunciou que mais duas embarcações turísticas vão se aliar ao total de oito barcos que já realizam passeios no lago.

Outra meta é aliar o transporte fluvial com a Linha Turismo, que tem um roteiro para a zona Sul do município, assim como futuramente integrar ao projeto de revitalização do antigo bonde, segundo o secretário municipal Raul Mendes da Rocha. “Vai possibilitar que as pessoas desçam do ônibus, possam pegar um barco ou o cataramã e lá na frente o bonde, o que coloca Porto Alegre num cenário de turismo mais contundente”, sustenta.

O píer terá 20 metros de comprimento por 2 metros de largura com estrutura de madeira autoclavada, que terá quatro módulos amarrados em 12 estacas cravadas no solo. Atualmente, as embarcações que fazem passeios turísticos partindo da zona Sul ficam distantes da orla, exigindo que os passageiros façam o percurso de bote entre a margem e os barcos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895