Geral

País deverá ter excedente de trabalhadores qualificados em 2010, diz Ipea

Ano deve fechar com 653 mil trabalhadores não absorvidos pelo mercado

O Brasil deverá ter um excedente de mão-de-obra qualificada em 2010. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea), o ano fechará com 653 mil trabalhadores, qualificados e com experiência profissional, que não serão absorvidos pelo mercado.

A estimativa é de um universo de 19,3 milhões de pessoas com qualificação e experiência profissional para uma demanda potencial de 18,6 milhões de trabalhadores. O levantamento mostra que os setores com excesso de mão-de-obra qualificada devem ser o industrial, agrícola e o de serviços sociais – coletivos e individuais. No entanto, outros setores deverão registrar escassez de profissionais qualificados, como comércio, alojamento, saúde, educação e alimentação. No Estado de São Paulo, faltará mão-de-obra na construção civil.

O estudo aponta que haverá ao longo do ano 24,8 milhões de trabalhadores disponíveis no mercado neste ano e, como 19,3 milhões desses têm a qualificação exigida para o trabalho, a conclusão é que, na outra ponta, 22,2% dos trabalhadores não têm a qualificação para a demanda existente.

“Dessa forma, a massa sem qualificação requer políticas públicas de combate a essa exclusão, visto que constitui-se um exército que não se encontra nas mesmas condições de competitividade no mercado de trabalho. Mesmo com o crescimento econômico, ainda continuará havendo um estoque de trabalhadores desempregados”, diz o estudo.