Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, a Madre Matilda dispõe de um dormitório no segundo andar, o que dificulta a locomoção das pacientes. Assim, ficou definido que as moradoras só serão transferidas quando a Secretaria Estadual da Saúde concretizar os contratos de aluguel. A previsão é de que as remoções comecem em dois meses. Serão alugadas três casas, seguindo a política de ressocialização preconizada pela Reforma Psiquiátrica.
Segundo o diretor de hospitais estaduais, Antônio Fernandes, não está definida a destinação da Unidade Madre Matilda. “Não estamos fechando o São Pedro, mas estamos dando melhores condições para essas pacientes idosas. Existe uma separação bem clara entre esses moradores e o hospital. Não há sentido em ter esses moradores lá”, sustenta.
Atualmente, o Hospital Psiquiátrico São Pedro soma 185 usuários residentes. A expectativa é que eles sejam alocados a residenciais terapêuticos de acordo com o processo de adaptação de cada um. Outros 78 usuários já foram retirados e hoje vivem em 35 casas em Porto Alegre e Viamão.