O atendimento em postos de saúde e hospitais é considerado normal. Até mesmo no Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), que é considerado um local de grande adesão dos profissionais, o serviço não foi afetado. Conforme o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o que vale é o alerta para a população das atuais condições de trabalho da categoria.
Um ato público deve ser realizado, às 16h na Câmara Municipal de Porto Alegre. A ação contará com representantes dos hospitais conveniados e de outros setores da saúde.
A paralisação ocorre em outros 20 Estados. A categoria pede maior remuneração e protesta contra as más condições de trabalho e de assistência oferecidas na rede pública de saúde.