Geral

Paralisação de vigilantes fecha 80 bancos em Porto Alegre

Categoria realizou caminhada pelas ruas do Centro

Categoria realizou caminhada pelas ruas do Centro
Categoria realizou caminhada pelas ruas do Centro Foto : Bruno Alencastro
Pelo menos 80 agências de Porto Alegre não abriram ao público na manhã desta quinta-feira em razão da paralisação dos vigilantes da Capital e da região Metropolitana, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários). Já a Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul informou, em nota, que não é possível quantificar o número real de unidades afetadas no Estado. 

Conforme a legislação, os bancos só podem abrir com pelo menos 30% dos trabalhadores para manter os serviços de segurança. Em nota no site, o Sindicato dos Bancários (Sindbancários) orientou os gerentes a não abrirem as unidades sem o contingente de vigilantes previsto no plano de segurança da agência, instituído ppor lei e homologado pela Polícia Federal.

Os vigilantes realizaram caminhada pelo Centro de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira. Os trabalhadores saíram do Largo Glênio Peres em direção à sede do sindicato patronal, que fica no bairro Menino Deus. Eles reivindicam reajuste salarial de 15%, mas o sindicato patronal oferece 7,8%. Também reivindicam vale-refeição de R$ 15 e adicional de periculosidade de 25%. No sábado, um novo encontro deve decidir os rumos do movimento.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) reforçou nesta quinta-feira o policiamento ostensivo, principalmente nas imediações de bancos e agências lotéricas. 

Com informações dos repórteres Marcos Koboldt, Ieda Risco e Janine Souza




Bookmark and Share