Paralisação de vigilantes fecha 80 bancos em Porto Alegre

Paralisação de vigilantes fecha 80 bancos em Porto Alegre

Categoria realizou caminhada pelas ruas do Centro

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Categoria realizou caminhada pelas ruas do Centro

publicidade

Pelo menos 80 agências de Porto Alegre não abriram ao público na manhã desta quinta-feira em razão da paralisação dos vigilantes da Capital e da região Metropolitana, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários). Já a Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul informou, em nota, que não é possível quantificar o número real de unidades afetadas no Estado. 

Conforme a legislação, os bancos só podem abrir com pelo menos 30% dos trabalhadores para manter os serviços de segurança. Em nota no site, o Sindicato dos Bancários (Sindbancários) orientou os gerentes a não abrirem as unidades sem o contingente de vigilantes previsto no plano de segurança da agência, instituído ppor lei e homologado pela Polícia Federal.

Os vigilantes realizaram caminhada pelo Centro de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira. Os trabalhadores saíram do Largo Glênio Peres em direção à sede do sindicato patronal, que fica no bairro Menino Deus. Eles reivindicam reajuste salarial de 15%, mas o sindicato patronal oferece 7,8%. Também reivindicam vale-refeição de R$ 15 e adicional de periculosidade de 25%. No sábado, um novo encontro deve decidir os rumos do movimento.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) reforçou nesta quinta-feira o policiamento ostensivo, principalmente nas imediações de bancos e agências lotéricas. 

Com informações dos repórteres Marcos Koboldt, Ieda Risco e Janine Souza




Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895