O presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas) confirmou que está em andamento uma parceria do Estado com o Governo Federal para oferecer um abrigo exclusivo para refugiados que estão vindo para o Rio Grande do Sul. Juarez Santinon explicou que a maioria dos imigrantes é formada por haitianos. A ideia é oferecer um espaço para 50 pessoas.
O governo gaúcho oferece o prédio e a União arcaria com os recursos da reforma. “Nós já temos um prédio à disposição que depende de melhorias e em grande parte de finalizações no acabamento. Já contamos com uma quantia de verbas federais que mesmo não sendo muito significativa já permite dar inicio às melhorias”, adiantou.
O prédio está localizado no Centro Vida, na Zona Norte de Porto Alegre. Santinon destacou que a Fgtas trabalha em parceria com os municípios que recebem refugiados e, inclusive, já abrigou haitianos em conjunto com a administração da Capital justamente no Centro Vida.
Parceria entre Estado e União criará abrigo para refugiados em Porto Alegre
Edifício da zona Norte depende de verbas da União para reformas