Parceria quer melhorar bem-estar de animais abrigados em canil de São Leopoldo

Parceria quer melhorar bem-estar de animais abrigados em canil de São Leopoldo

Local está superlotado e fechado para novos cães pela falta de espaço

Stephany Sander

Canil Municipal de São Leopoldo está superlotado

publicidade

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMVRS) e a Prefeitura de São Leopoldo irão assinar em breve, um Termo de Cooperação Técnica para garantir o bem-estar dos animais abrigados do Canil Municipal da cidade. A parceria prevê o suporte técnico, a orientação sobre projetos e a capacitação dos veterinários contratados pela Prefeitura.

Atualmente, o Canil Municipal de São Leopoldo está superlotado, abrigando aproximadamente 300 animais, e fechado para novos cães pela falta de espaço. Conforme o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, diversas reuniões já trataram sobre o termo que irá estabelecer um plano de ação com resultados permanentes através de um processo de construção coletiva entre a prefeitura e o Conselho.

"O planejamento de gestão do canil vai passar a ser orientado pelo CRMVRS que além disso as atividades no espaço seguirão sendo fiscalizadas, tudo voltado para o bem estar animal e para a melhora nas políticas que envolvem cães em situação de rua", explica ele.

Visitas a sede do canil também ocorreram para avaliar as baias, a real situação dos animais do local, como a divisão por sexo e tamanho, por exemplo, além da a situação do destino dos cadáveres, do tratamento dos dejetos, do uso da água, limpeza e manutenção do local, e alimentação dos animais. Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul nada de irregular foi detectado em nenhum desses itens avaliados.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895