O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, descreveu, em entrevista à Rádio Guaíba na manhã desta quinta-feira, as cenas do município depois dos fortes ventos que atingiram a cidade na noite de ontem. “Eu nunca tinha visto nada semelhante”, contou. Segundo Orsolin, os estragos foram registrados em sete bairros, contabilizando entre 100 e 300 residências atingidas, mais de 200 árvores e 80 postes arrancados, segundo a prefeitura. “No (bairro) Santa Terezinha, há áreas em que parece que passou uma motosserra”, contou.
No bairro Santa Terezinha, o mais atingido no município, uma fábrica de móveis foi “dizimada”, segundo o prefeito, e uma escola municipal teve o telhado danificado. “No (hotel) Parque das Sequóias, há árvores enormes arrancadas ao meio”, descreveu.
A MetSul Meteorologia confirmou que um tornado passou por Gramado e Canela. O forte vento atingiu a região por alguns minutos por volta das 20h40min. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a velocidade do vento registrada foi de 123,8 km/h. Os bairros mais atingidos foram Vila dos Cedros, Vila Maggi, São José, Santa Marta, Quinta da Serra e Santa Terezinha. Dez pessoas ficaram feridas no município e uma em Gramado - todas sem gravidade.
Reunião
A Defesa Civil do Estado e a prefeitura de Canela realizam reunião, desde as 8h, para avaliar os estragos do temporal da noite passada. No encontro, que ocorre na prefeitura do município, será definida uma estratégia para o início dos trabalhos de reconstrução das casas e propriedades atingidas. Os resultados da reunião serão divulgados nas próximas horas.
Gramado
A cidade vizinha também sentiu os reflexos do tornado que passou por Canela. Foram atingidos os bairros que fazem divisa com a cidade: Avenida Central e Carniel. De acordo com a secretária de Assistência Social, Íria de Souza Pinto, casas e hotéis foram destelhados e árvores caíram sobre residências. Não há registro de feridos.
Nova Petrópolis
Duas viaturas com sete integrantes dos Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis se deslocaram até Canela para ajudar nos trabalhos de recuperação do município. Em Nova Petrópolis, apesar da chuva de granizo, não houve destelhamentos nem quedas de árvores.
"Parece que passou uma motosserra", diz prefeito de Canela
MetSul Meteorologia confirma que tornado atingiu a Serra gaúcha