Geral

Parque da Harmonia terá Acampamento Farroupilha especial para a Copa do Mundo

Edição extra será de 12 de junho a 15 de julho do próximo ano

No ano da Copa Mundo em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia terá uma edição extra. Além da tradicional festa realizada no mês de setembro, os turistas terão uma edição especial do Acampamento de 12 de junho a 15 de julho, período que coincide com a realização do Mundial.

De olhos nos visitantes e nos turistas que estarão na Capital, a prefeitura de Porto Alegre através das secretarias municipais de Turismo, Cultura (SMC) e da Copa (Secopa) em parceria com a 1ª Região Tradicionalista desenvolveu o projeto Turismo de Galpão no Parque da Harmonia. O presidente da Comissão municipal de Festejos Farroupilha, Giovani Tubino, disse que a ideia é que os turistas conheçam através de oficinas diversos aspectos da cultura gaúcha como é o caso da gastronomia, do artesanato e da tradição campeira.

“Vamos mostrar aos visitantes da América Latina e da Europa como é o jeito de viver do gaúcho. Não podíamos perder a oportunidade de mostrar a cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha ”, destaca. Segundo Tubino, a proposta é que os turistas tenham uma grande interação com os galpões que serão instalados no Parque da Harmonia.
O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, afirma que serão montados cerca de 100 galpões no Acampamento Farroupilha durante a realização do mundial de seleções. Os visitantes vão encontrar a cultura gaúcha na sua mais ampla extensão de domínio como é caso da vida no campo, a gastronomia, a música, a dança e a declamação. Além disso, serão realizadas oficinas de chimarrão, de churrasco, de charque e de bolinho.

“O Acampamento Farroupilha é especial para a Copa do Mundo e será desmontado logo após a conclusão do mundial e montado novamente no mês de setembro”, acrescenta.

De acordo com Moraes, os piquetes e as entidades tradicionalistas participaram de oficinas de qualificação realizadas pelas secretarias de Turismo no caso de bem receber, da Saúde (segurança alimentar), da Segurança (delegacia de polícia do turista), coordenação do Acampamento Farroupilha (formação do gaúcho) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana que ficou responsável pela gestão ambiental de resíduos sólidos. A montagem dos galpões destinado a visitação dos turistas deverá começar no dia 1º de junho de 2014.

Bookmark and Share