Parque Eólico se destaca na paisagem e vira atração turística

Parque Eólico se destaca na paisagem e vira atração turística

Moradores e visitantes de Osório admiram beleza dos 75 “cataventos” às margens da Lagoa dos Barros

Correio do Povo

Aerogeradores se destacam na paisagem do Litoral Norte

publicidade

A vista distante das dezenas de cataventos gigantes na freeway, no município de Osório, no Litoral Norte, indica que a chegada à praia está próxima. Após uma década do início das operações do Parque Eólico de Osório, os 75 apelidados cataventos, na verdade se chamam aerogeradores. As estruturas já conquistaram o status de atração turística, chamando a atenção de moradores e visitantes. Ao mesmo tempo, o parque ajuda a reforçar mais a marca do município como a “cidade dos bons ventos”.

E para ver a paisagem com mais tranquilidade é possível parar em um mirante. Como o local fica junto à rodovia não é difícil ver os veículos estacionando, de maneira quase improvisada, apenas para contemplar a paisagem. O espaço está localizado quase ao lado da Lagoa dos Barros. Para chegar, tanto no sentido Capital-Litoral como no inverso, é preciso ingressar na RS 030 e depois entrar na RST 101.

A sensação de estar tão próximo ao gigantesco catavento, que tem quase 100 metros de altura, surpreende as pessoas de todas as idades. A velocidade com que as hélices se movem também atrai olhares curiosos. “É muito maneiro”, expressa de maneira totalmente espontânea o carioca Gabriel, de 8 anos, durante visita ao mirante acompanhado da mãe Tamires e do avô Ronaldo Felipe. Ao comentar o tamanho dos aerogeradores, o menino lembrou nunca ter visto tal estrutura na sua cidade natal. O mesmo sentimento de contemplação é compartilhado pela mãe Tamires. “É realmente muito bonito. E é impressionante como ficam maiores quando estamos nos aproximando”, resume.

Para Ronaldo, que reside na praia de Tramandaí, levar os amigos e visitantes de outras cidades ao mirante já se tornou um hábito. “É um ponto turístico importante. É uma paisagem diferenciada e que atrai a curiosidade já daqueles que estão na estrada”, avalia.

Apesar de morarem em Osório, o casal Gislaine e Marcos Fortes decidiu aproveitar um final de tarde para descansar sentados no mirante e assim curtir o visual com tranquilidade. “São lindos. Sempre vale a pena contemplar um pouco a paisagem”, comenta Gislaine, ao lado da filha Caroline. Ela destaca que também traz amigos e familiares que são de fora da cidade para fazer uma parada. “Passa uma sensação de tranquilidade”, observa.

A parada se torna mais interessante no início ou final do dia. No começo da manhã, o sol nasce entre os cataventos, já no horário inverso, quando o sol começa a se pôr, a imagem surpreende, permitindo registros fotográficos de cartão-postal. A beleza também está presente na fauna e flora dos campos onde está localizado. Assim, é possível acompanhar as aves e o gado. Há serviço de visitação guiada dentro do parque, mas no momento só para grupo de acadêmicos mediante agendamento.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895