Parte da zona Leste de Porto Alegre espera água nas torneiras desde domingo

Parte da zona Leste de Porto Alegre espera água nas torneiras desde domingo

Últimos bombeamentos, da estação Chácara dos Bombeiros, foram religados no fim desta manhã, mas equipes descobriram mais uma avaria na rede

Rádio Guaíba

publicidade

Parte do bairro São José, do Morro da Cruz e da Vila Vargas, na zona Leste de Porto Alegre, entrou hoje no quinto dia sem água. Embora as avarias na rede já tenham sido consertadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a recuperação do sistema de abastecimento é lenta e gradual e depende da quantidade de água que vai sendo consumida e enchendo os reservatórios da região.

O Dmae reporta que todos os bombeamentos da Estação São José II foram retomados na manhã desta quinta. Os últimos, da estação Chácara dos Bombeiros, foram religados no fim da manhã. À tarde, as equipes localizaram um cano rompido, que impede a água de chegar com força total até esse ponto. Técnicos fazem o conserto com a previsão de que seja concluído à noite.

Em outras áreas onde ainda há falta de água, é necessário que os moradores informem a subprefeitura do Partenon para que o Dmae siga enviando caminhões-pipa. É o que ocorre desde segunda-feira, quando foram atendidos, inicialmente, hospitais, presídios e Unidades Básicas de Saúde. “Todos os esforços do Dmae estão sendo concentrados para resolver a situação de falta de água que atingiu a zona Leste desde domingo. Seguimos no atendimento às comunidades com o auxílio da subprefeitura e no envio de caminhões-pipa até que todos estejam com água na torneira”, assegura o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

O Dmae conta também com o apoio da população no consumo consciente para que a água consiga chegar a todas as localidades. Na manhã desta quinta, o Departamento recebeu relatos de que havia moradores lavando calçadas e enchendo piscinas, o que atrasa a distribuição da água.

O que aconteceu

  • Em razão da falta de luz decorrente do temporal de domingo, uma tubulação se rompeu na estação São Manoel, no bairro Santana, o que desabasteceu 27 localidades, entre elas o bairro São José.
  • Com o fim do conserto emergencial na São Manoel, na noite de segunda, a estação São José II voltou a operar. Na sequência, um curto circuito provocou a queima de dois grupos de motor-bomba.
  • Partenon, Coronel Aparício Borges, São José, São José Comunitária e Vila João Pessoa seguiram sem o fornecimento de água. No início da manhã de quarta, equipes do Departamento conseguiram instalar dois novos grupos motor-bomba.
  • Para o bairro São José, a normalização do sistema, prevista para a madrugada de hoje, não se confirmou. Estações foram religadas durante a manhã e a descoberta de um cano rompido ainda impede a chegada da água com força aos moradores do bairro e de partes do Morro da Cruz e da Vila Vargas.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895