Parte dos postes da freeway está sem iluminação
Motoristas devem redobrar a atenção especialmente nos km 76 e km 77 da rodovia
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No sentido Litoral, do km 84 ao km 85, em trecho de responsabilidade da prefeitura da Capital, antes da antiga praça de pedágio, o drama dos condutores se repete. Trechos iluminados se alternam com outros totalmente sem luz. Se o condutor precisar parar o veículo devido a uma pane mecânica ou precisar trocar pneu nesses locais, precisará contar com a sorte ou uma boa lanterna para efetuar o reparo. Com isso, os locais sem luz se transformam em terrenos férteis para caminhões-guincho, que passam com frequência socorrendo motoristas em apuros.
Em nota, a Superintendência Regional do Dnit/RS informa que a iluminação é de responsabilidade dos municípios limítrofes das rodovias federais, “visando à segurança e orientação aos usuários”. A autarquia destaca que o artigo 30 da Constituição Federal determina que as prefeituras devem arcar com os custos de manutenção e pagamento da taxa de iluminação.
Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Gravataí diz que a “manutenção da iluminação na BR 290, uma rodovia federal, é de responsabilidade do Dnit/RS”. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre, informa, por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), que a prefeitura paga pelo consumo de luz daquele trecho que passa pela cidade, pois o transformador que abastece aquele circuito está dentro do município. Dnit e prefeitura devem se reunir nos próximos dias para verificar as questões de manutenção. A Prefeitura de Cachoeirinha informa que ainda não recebeu demanda relativa à falta de luz ou algum expediente do Dnit/RS de que é responsável pela iluminação e estrutura viária. Conforme a assessoria, a manutenção era realizada pela Triunfo Concepa, cuja contrato terminou há três meses.