Passageiros reclamam de demora por ônibus em Porto Alegre

Passageiros reclamam de demora por ônibus em Porto Alegre

Transporte coletivo segue lotado nos primeiros horários da manhã e tarde mesmo com novas restrições

Cláudio Isaías

Prefeitura decidiu ampliar oferta de algumas linhas

publicidade

A rotina diária dos usuários que necessitam de ônibus não foi alterada em Porto Alegre. Mesmo com as restrições impostas pela prefeitura, o transporte coletivo segue circulando lotado nos primeiros horários da manhã e da tarde. Na manhã desta segunda-feira, nos terminais das avenidas Borges de Medeiros, Praça Parobé, Salgado Filho e rua Uruguai, foi possível registrar um aumento da movimentação de passageiros que chegavam ao Centro. Mesma situação ocorreu na avenida Farrapos. Os usuários do transporte coletivo reclamam também do fato de ter que esperar cerca de 40 a 50 minutos por um ônibus nos terminais. Na avenida Salgado Filho, os usuários que aguardavam pelos ônibus Santa Maria e Lomba do Pinheiro disseram que perceberam nos últimos dias um aumento na presença de passageiros nos ônibus da Capital. Muitos afirmaram que estão tentando evitar os horários de grande movimentação de pessoas, ainda mais em um período de pandemia do coronavírus.   

Com a proposta de resolver o problema de lotação e a demora das linhas, a prefeitura de Porto Alegre decidiu nesta segunda-feira ampliar a oferta de transporte coletivo em algumas linhas. A escolha das linhas com acréscimo de viagens é feita pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) com base na análise do número de passageiros transportados. A demanda de passageiros aumentou 14% na primeira semana de junho em comparação com a última semana de maio. Apesar do aumento, atualmente são transportados, em média, 312 mil passageiros por dia, o que representa 38% da demanda em uma semana típica antes da pandemia. As tabelas horárias podem ser consultadas no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser vista no aplicativo do TRI, função GPS.

Tanto nos bairros quanto nos terminais de ônibus do Centro (rua Uruguai, Praça Parobé, Borges de Medeiros e Salgado Filho), agentes da EPTC realizam ações educativas para alertar sobre medidas para impedir a pandemia da Covid-19. As equipes realizam ações para orientar a população sobre as medidas de higiene e conduta. Além disso, é realizada a doação de máscaras para distribuição aos passageiros do transporte coletivo que não têm o material de proteção, obrigatório para a circulação nos ônibus. Os passageiros recebem orientação sobre o uso da máscara, da distância na fila na hora do embarque e da importância de realizar a higienização antes de entrar e depois de sair dos ônibus. As atividades são realizadas duas vezes por semana, em diferentes terminais da cidade. Outra medida adotada foi permitir a abertura das janelas nos ônibus da Capital para possibilitar a circulação de ar. A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) colocou equipes para a limpeza interna dos ônibus.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895