Passeio ciclístico marca Dia Mundial Sem Carro em Porto Alegre

Passeio ciclístico marca Dia Mundial Sem Carro em Porto Alegre

BikePoa será gratuito nos dias 22, 23 e 24 de setembro

Jessica Hübler

Ciclistas aproveitaram a manhã ensolarada e com altas temperaturas

publicidade

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado neste sábado, foi marcado por um passeio ciclístico de 11 km pela orla do Guaíba, em Porto Alegre. Centenas de ciclistas estiveram reunidos na Praça Júlio Mesquita, nas proximidades da Usina do Gasômetro, escolhido como ponto de partida da pedalada. Eles se deslocaram até a Fundação Iberê Camargo e depois retornaram à Praça, aproveitando a manhã ensolarada e com altas temperaturas.

Além da atividade, a Tembici e o Itaú, responsáveis pelo sistema de bicicletas de aluguel de Porto Alegre, informaram que haverá gratuidade no plano diário do BikePoa nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Não precisa incluir nenhum código, apenas comprar o plano, que o valor de R$ 0 já estará aplicado.

A atividade foi realizada em parceria da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) com o Tribunal Regional do Trabalho, envolvendo também outras instituições inseridas no Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA).  Ciclistas experientes e também aqueles que aproveitam as bikes somente aos finais de semana, estiveram reunidos para comemorar a data e alertar para a importância de deixar o carro de lado, pelo menos por um dia.

De acordo com o chefe da equipe de Educação para o Trânsito da EPTC, Diego Marques, por conta do incentivo dado às bicicletas por parte do Poder Público na Capital, a procura pelas "magrelas" está cada vez maior. "O pessoal utiliza tanto para o lazer, como para o deslocamento para os locais de trabalho, por exemplo", explicou. Segundo ele, além de reduzir a poluição, pedalar é uma atividade física e reduz a incidência de doenças degenerativas, além de diminuir a quantidade de veículos nas ruas e, consequentemente, os congestionamentos na cidade. Para Marques, as bicicletas são consideradas boas alternativas dentro da mobilidade urbana.

Alunos do Colégio Rosário também participam do evento, entre eles o estudante do 1º ano do Ensino Médio, João Pedro Storck Cabreira, de 15 anos. João Pedro e outros dois colegas, Cauê Fagundes e João Vitor Borges, desenvolveram uma tecnologia com o objetivo de preservar a segurança dos ciclistas que precisam pedalar à noite: um colete transparente com faixas de LED. O diferencial do item é a geração de energia, cujo responsável é o próprio ciclista através de um gerador dínamo para bicicletas.

"Gostamos muito de pedalar, então tivemos a ideia de juntar a bicicleta e a segurança", explicou João Pedro. Segundo ele, o grupo não pretende lucrar com a invenção, mas sim divulgar o projeto e espalhar a ideia. "O essencial é a segurança", declarou. O trabalho, orientado pela professora de Física, Berenice Helena Stensmann, foi apresentado e premiado como destaque na Mostra Saber, do Colégio Rosário.

Dia Mundial Sem Carro

A data foi criada na França em 1997, iniciativa incorporada por diversos países. O objetivo é estimular uma reflexão sobre a dependência excessiva das pessoas em relação ao automóvel. Nesta data, em várias cidades do mundo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895