Passeio de barco promove integração de crianças deficientes no Gasômetro

Passeio de barco promove integração de crianças deficientes no Gasômetro

Centro Kinder promoveu roteiro com cerca de 30 alunos e seus familiares

Gisiane Santos/Correio do Povo

Passeio de barco promove integração de crianças deficientes no Gasômetro

publicidade

A criançada do Centro de Integração da Criança Especial (Kinder) aproveitou a tarde ensolarada desta sexta-feira para realizar um passeio de barco junto à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Acompanhados dos pais e colaboradores do Centro, o grupo participou do roteiro, com duração de uma hora, através da parceria com o barco Noiva do Caí. A atividade, inédita na Instituição, reuniu pelo menos 30 crianças com deficiências múltiplas. Além disso, o evento especial, integrou as ações da VIII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Kinder, Carla Fernandes, o objetivo da atividade, além de divulgar as ações relacionadas ao deficiente, serviu para mostrar à sociedade que o deficiente também é capaz. “Geralmente quando se fala nas pessoas com deficiência tende-se a focar apenas na deficiência e não na pessoa. Por isso, a nossa intenção foi mostrar que eles também tem condições de fazer muitas coisas”, explicou. Ela ressaltou ainda que a ação propiciou momentos de lazer e de inclusão, não apenas para os estudantes, mas também para a família.

No caso da mãe Marli Lacerda, de Guaiba, que foi ao passeio acompanhada do filho Cassiano, de 15 anos, a atividade teve um significado especial, pois, segundo ela, viajar de barco era um dos desejos do filho, que ingressou na entidade no final do ano passado. “Ele é muito sociável, adora sair, conversar com os colegas, e com a ajuda da escola fica mais fácil para nós”, justificou. Após o passeio, os alunos retornaram à instituição para participar de uma atividade educativa, destacando pontos observados por eles durante a atividade.

A Kinder, é uma entidade que presta atendimento educacional, de convivência e de reabilitação à crianças, adolescentes e jovens deficientes múltiplos de baixas condições financeiras. A unidade contempla ainda as áreas de terapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, neurologia e assistência social, atendendo mais de 280 pessoas de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Na próxima terça-feira, a instituição realizará em sua sede, uma ação dedicada a saúde. Na atividade, serão oferecidos teste de glicose, verificação da pressão, dicas de nutrição e massoterapia entre outras ações. Os serviços estarão disponíveis das 9h às 11h30min e das 14h às 16h30min. O Centro está localizado na rua Marcone, 421, bairro Partenon.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895