Peças gigantes destinadas à Refap seguem para Triunfo na terça

Peças gigantes destinadas à Refap seguem para Triunfo na terça

Equipamentos já chegaram ao Cais de Porto Alegre

Wagner Machado / Rádio Guaíba

publicidade

Já chegaram ao Cais de Porto Alegre as quatro peças gigantes que serão utilizadas na ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, na Região Metropolitana. O material deve seguir, por via fluvial, a partir das 6h desta terça-feira, para a cidade de Triunfo e, após, ser descarregado, na tarde de quarta-feira, transportado via terrestre até a refinaria. A operação é considerada a maior da história do transporte rodoviário brasileiro em função da altura dos equipamentos.

De acordo com o gerente de Logística da Darcy Pacheco, Newvani Cirolini Correa, as peças vieram do Porto de Rio Grande e foram deslocadas pela hidrovia através de uma barcaça de 85 metros. Juntas, as quatro peças possuem 160 toneladas. Serão transportados dois tanques de tamanhos próximos a um prédio de quase três andares, com 14 metros de comprimento, 8,4 metros de largura, 8,2 metros de altura. “As peças serão levadas de Triunfo a partir de quarta-feira, mas caso não cheguem até o destino na sexta, precisaremos interromper o trajeto e retomar na segunda-feira, para respeitar a lei eleitoral”, explicou Correa. Nesse período, nenhuma operação pode obstruir estradas, segundo a legislação.

A operação era prevista originalmente para a primeira quinzena de setembro, mas foi transferida em razão da greve dos auditores da Receita Federal. O comboio deve utilizar as rodovias TF-10 (municipal), ERS-122 (estadual), BR-386 e BR-116 (federais). Na última, segundo a empresa, o transporte só pode ser feito a partir das 22h em função do movimento da estrada. Serão necessários bloqueios parciais e até totais em pontos determinados do trajeto.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895