Pedal pela Vida reúne mais de 150 ciclistas no alerta contra câncer infantojuvenil

Pedal pela Vida reúne mais de 150 ciclistas no alerta contra câncer infantojuvenil

Atividade faz parte da programação comemorativa do Setembro Dourado

Heron Vidal

Pedal pela Vida reúne mais de 150 ciclistas no alerta contra câncer infantojuvenil

publicidade

Mais de 150 ciclistas participaram na tarde deste domingo em Porto Alegre da ação Pedal pela Vida. Promovida pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), seu objetivo é alertar a sociedade para o câncer infantojuvenil e, assim, estimular o diagnóstico precoce em crianças e adolescentes.

Foram parceiros da iniciativa o Pedal da Inclusão e Bike Tour POA. O "ingresso", não obrigatório, de integração à pedalada foi a doação de R$ 10, ou alimentos não perecíveis.

 A atividade faz parte da programação comemorativa do Setembro Dourado, do ICI. Por ano, o Rio Grande do Sul tem diagnosticados de 500 a 600 novos casos de câncer infanto-juvenil (até 19 anos de idade). No Brasil são 12 mil casos.

De acordo com o oncologista do ICI, Lauro José Gregianin, há cinco sinais que podem ser indicativos de câncer na população infantil e jovem. O primeiro é numa foto com flash um dos olhos da criança ficar com a cor branca. Pode ser indicativo de tumor de retinoblastoma. Deve ser consultado um médico oftalmologista.

Um segundo caso é a dor em uma das pernas do adolescente, que não melhora e aumenta com o passar das semanas dias. Pode ser aviso de tumor ósseo, observa o oncologista. Outra situação é a do sangramentos no nariz e gengiva em crianças (até cinco anos) associados a manchas roxas, como hematomas nas pernas. É um sintoma de leucemia.

Por fim, Gregianin cita os casos de dor de cabeça matinal associados a vômitos e alguma dificuldade de manter o equilíbrio, em adolescentes. Pode ser indicativo de tumor no sistema nervoso cerebral. Em todos os exemplos, a primeira providência da família, segundo o oncologista, é a busca de um médico de uma das áreas citadas.

Setembro Dourado no Calendário

A gerente Institucional do ICI, Valéria Foletto, lembrou que esta foi a edição número um do Pedal pela Vida. Fachadas de prédios de várias instituições públicas, como Assembleia Legislativa, palácio Piratini e Fase estão com faixas do Setembro Dourado. Às 15h desta terça-feira, no Palácio Piratini, o governo do Estado formalizará seu apoio ao ICI e incluirá no calendário de ações do RS o Setembro Dourado, informou Valéria.

Com muitos balões, camisetas do Setembro Dourado, e alegria, os ciclistas do Pedal pela Vida saíram às 15h da sede do ICI (rua São Manoel, 850), local da concentração. Seguiram pelas avenida Ipiranga e João Pessoa, Túnel da Conceição, avenida Mauá, e ruas do Centro até a Usina do Gasômetro, onde a pedalada se encerrou.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895